Sejam Bem Vindos...


Este Blog foi criado para compartilhar a palavra de Deus...
Se você está passando por momentos dificeis saiba:
Você está Em Obras!
Deus não te abandonou... Ele está trabalhando em teu favor...
Somente confie e descanse no Senhor...
Que Deus te abençoe em cada palavra e renove tuas forças para sempre estar firme nas promessas que Ele nos fez...


Translate

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PREPARA-TE PARA ENCONTRARES COM TEU DEUS


Portanto, assim te farei, ó Israel! E, porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus”.
Amós 4:12
Um dia nós nos encontraremos com Deus, isso é uma realidade que não podemos negar. Assim como todo atleta que se prepara para uma olimpíada o Cristão deve estar preparado para encontrar-se com Deus.
A questão é: Você está preparado para esse encontro?
Temos que estar preparados porque mais cedo ou mais tarde esse dia chegará.Tu, pois, ó SENHOR, Deus dos Exércitos, Deus de Israel, desperta para visitares todas as nações: não tenhas misericórdia de nenhum dos pérfidos que praticam a iniqüidade”.
O preparo para o encontro com Deus requer algumas exigências:
1. Exige Disciplina: Devemos criar uma disciplina para a nossa vida espiritual.
  • Disciplina na alimentação – Espiritualmente o nosso alimento é a palavra de Deus. “Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida”. (JO 6;55)
  • Disciplina nos horários – É necessário separar um horário para estar com o Senhor
2. Exige Dedicação: Como um atleta que necessita estar dedicado ao seu treinamento da mesma forma somos nós.
3. Exige Esforço: Precisamos fazer um esforço. “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares”. (Js 1;9)
4. Exige vontade própria: Esse esforço não pode ser forçado, mas de livre e espontânea vontade.
Quem estiver preparado adequadamente, conforme as escrituras se encontrarão com Ele nas nuvens: “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras”. (I Tess 4;16-18)
O que devo fazer para estar verdadeiramente preparado?
1. Ouvir a Palavra: “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida”.(Jo 5;24)
2. Confessar Jesus como Senhor: “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo”.(Rm 10;9)
3. Receber Cristo, crer que Ele deu sua vida para o perdão dos meus pecados tornando-me, dessa forma, Filho de Deus: “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”.(Jo 1;12)
Conclusão: Nós precisamos estar preparados para o encontro com Deus. Não sabemos o dia nem a hora, mas sabemos que breve podemos encontrá-lo. Precisamos estar preparados.
Jesus disse em Mateus 25;31-34,41Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundoEntão dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

COMO VENCER A DEPRESSÃO ESPIRITUAL


Você e eu sabemos o que significa depressão emocional, a tristeza que não vai embora, a perca da alegria, da movimentação. É quando somos tomados de uma melancolia que persiste a nossa alma.
- Mas poucos de nós já ouviu falar de depressão espiritual. Em alguns casos ela é responsável pela depressão emocional.
Estes dois salmos parecem falar um pouco de cada um de nós. O salmista esta com depressão espiritual. No salmo 42:5 ele e revela:
Por que estás abatida ó minha alma?
Por que te perturbas dentro de mim?

No verso 11 e no 43-5 ele repete o clamor.
A experiência dele não é isolada do restante da humanidade e da nossa. O próprio Senhor Jesus orou assim certa vez: “A minha alma está profundamente triste                (Mc. 14:34a).
No entanto este estado parece não ser normal. O salmista demonstra um inconformismo com o seu abatimento espiritual.
O que deve ser natural em nós é a alegria, pois, este é o fruto do espírito (Gl.5); a ordem bíblica é para que nos alegremos.
Como então se transportar do desanimo para a motivação, da tristeza espiritual para a alegria? O texto pode nos indicar dois caminhos:


I – CONHEÇER A CAUSA DA TRISTEZA ESPIRITUAL
Certamente o pecado produz em nós uma tristeza segundo Deus (1 co. 7:10). Quem não confessa e deixa o seu pecado experimenta uma tristeza intensa (Sl. 32:3).
No entanto parece não ser o caso aqui Deus está bem espiritualmente:
- Ele tem sede de Deus – 42:1, 2.
- Ele se alegra nas coisas de Deus – 42:4
- Ele ora continuamente – 42:8.
No entanto existem dois a fatores aqui que nos indicam porque ele está tão triste. O primeiro pode ser visto no verso 2 indica que ele está longe da casa de Deus, longe e Jerusalém. Possivelmente ele está no norte da Palestina em Mizar (v.6).
O salmo 137 nos fala da impossibilidade de nos alegrarmos quando estamos em terra estranha (v.4).
Em segundo lugar ele sofria as palavras duras de pessoas que o cercavam            (v. 3,10).
O teu Deus onde está? A falta de conforto espiritual dos irmãos é uma das maiores causas de depressão espiritual dos crentes. Neste salmo o autor reclama tanto a falta do conforto espiritual como as palavras duras dos ímpios (v.3,10; 43:2).
Assim este homem se sente saudoso da casa de Deus, com necessidade do conforto dos irmãos e entristecido com a dureza da palavras que o rodeiam. A conseqüência é a depressão espiritual.
Será que nos identificamos com o salmista nestes pontos?


II – SABER O CAMINHO DA CURA
  • Em cada parte onde o salmista demonstra sua tristeza, ele aponta para a cura de sua alma (42:5, 11;43:5).
  • Ele não se entrega ao mau humor, mas ordena a ele mesmo que veja em Deus a solução.
  • A sua mente repreende o seu coração, e sua razão ordena à sua emoção que não se abala, mas olha para Deus.
  • Ele não aceita a autopiedade ou permite ter baixa-autoestima, mas levanta o rosto para Deus.
  • Ele não espera que os homens deixem de atacá-lo ou que lhe confortam, ele entende que precisa tratar com Deus. Ele diz: Espera em Deus.
  • O seu auxílio não vem do homem, mas do seu Deus (43:5).
CONCLUSÃO – A cura para a depressão não é olhar para nossa tristeza interior, nem relembrar o passado, nem ficar pensando nos nossos problemas, mas olhar para o alto, para o Deus vivo. Ele é nosso auxílio e nosso Deus, e se confiarmos nEle agora, logo teremos razão para louvá-lo novamente. Então, como um escritor resume: “a fé repreende o desânimo e a esperança triunfa sobre o desespero”.
Ó alma, por que se abater, espera no Senhor
E ao Seu nome dê louvor.
Louve a Deus, Ele é o meu auxílio,
Louve a Deus, a alegria do meu ser,
louve a Deus, Ele é a minha vida, a razão do meu viver!
Ó alma, porque abater, espera n Senhor;
e ao Seu nome dê louvor.



O salmista nos ensina que se olharmos para nós mesmos ficaremos desanimados; se esperarmos o conforto dos homens, ficaremos decepcionados, se permitirmos que a dureza das palavras dos inimigos nos atinjam, ficaremos esmigalhados (42:10); mas se olharmos para Deus, se esperamos nele, se buscarmos a sua presença, encontraremos auxílio.

LIBERDADE, OU LIBERTINAGEM?



Sei que o tema é considerado polê­mi­co, mas é oportuno. O mês de Abril, no Brasil, tem muito a ver, historicamente, com esse tema. Foi por essa época, em tempos idos, que, em busca da liberdade, o sangue de heróis banhou a terra de nossa Pátria. A liberdade chegou mais tarde, mas as bases foram lançadas, com o martírio de alguns, nessa época de nosso calendário. O lema “liberdade ainda que tardia”, vem de então e ficou indelevelmente registrado na nossa história de indepen­dência, tremulando na bandeira do Estado de Minas Gerais, berço do movimento chamado de “Inconfidência”.

“Se pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente SEREIS LIVRES “ — Jo 8:36

“Liberdade” é um dos anseios mais acen­tuados do ser hu­ma­no. Desde os pri­mór­dios de sua existência isso tem sido evi­denciado. Já na infância o ser humano conduz a sua atitude para agir com liberdade. Ninguém quer ser contro­la­do, tutelado, monitorado. Ninguém quer ter dono e sub­me­ter a outros o seu modo de agir. Esse sentido de “independência” é da natureza humana e se revela nas diversas áreas de atuação do homem, seja como indivíduo, como no contexto nacional, social, familiar, político, e até religioso. As aspirações de liberdade são notórias e constantes e têm sido a razão dos grandes e sangrentos conflitos humanos, escrevendo as páginas mais negras da história.

Mas é bom ressaltar que, nem sempre, a busca sacrificial da “liberdade” significa um “bom combate”. Muitas vezes vai na direção maldosa e danosa ao ser humano. E até mes­mo o tradicional princípio filosófico que afir­ma que “a liberdade de um sempre deve se limitar à liberdade do outro” não tem sido res­­peitado, e o que se vê é um atropelando o ou­tro, sem escrúpulos, na busca do exercício da sua própria liber­dade e do seu próprio es­paço. Lamentavel­men­te essa é, tam­bém, a me­lancólica cons­tatação no ambi­en­te cha­mado cris­tão.

Mas o que é “li­ber­­­dade”? Na ver­da­de, muitos, em nome da “liberdade”, prati­cam “libertina­gem”. O conceito hu­ma­­no de “li­berda­de” é a facul­da­de de uma pes­soa fazer ou dei­xar de fazer, por seu livre arbítrio, qualquer coi­sa; faculdade de cada um decidir pelo que entende ou pelo que lhe convém (Dicionário Aulete). Es­se conceito humano leva o homem ao exer­cício da “libertinagem” que é devas­si­dão, impudícia, licenciosidade, desre­gra­mento de costumes.

Do ponto de vista de Deus as coisas não são assim. Jesus Cristo abordou o assun­to, conceituando a “liberdade” de modo a tornar o seu exercício uma benção e não um proces­so de degradação. Em Jo 8:32-36 onde expôs o assunto, contestando o conceito religioso de “liberdade” dos judeus, temos alguns aspectos que devem ser levados em conta:

* A liberdade é experiência que resulta do conhecimento da VERDADE (a Palavra do Senhor) e não da faculdade de fazer o que se quer ou de decidir pelo que se enten­da. Isso implica, necessariamente, em se por em prática os ditames da Palavra de Deus, que é a VERDADE e que deve ser obede­cida em todas as áreas do nosso comporta­mento, como padrão único e exclusivo da vida cristã. O conhecimento da Verdade só se alcança quando a praticamos e não, ape­nas, quando dela temos ciência. Veja o que disse o Senhor Jesus na oportuni­dade: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos” (31);
* A faculdade de fazer o que se quer ou de decidir como se entenda não elimina o fato inexorável da pecaminosidade humana, que sempre representa terrível “escravatura”. Por mais livre que o homem se julgue, no seu comportamento humano, nunca se livrará, só por isso, da condição de escravo do pecado. A inevitável prática pecaminosa, decorrente da nossa própria natureza, anula a possibilidade da experiência da verdadeira liberdade. A pecaminosidade controla os pensamentos, o comportamento (as ações) e os resultados da atuação humana;
* A religiosidade formal (filhos de Abraão) não significa exercício de verdadeira liberdade. A petulância e o orgulho de muitos “religiosos” confronta com a experiência correta de liberdade, na medida em que a sua ati­tude é meramente formal, egoísta, superfi­cial e hipócrita e não de autêntica “espirituali­da­de”. A religiosidade é mera solução huma­na para a necessidade espiritual do ser huma­no. Carece, por isso, de autenticidade espiri­tu­al, pois não significa “novo nascimen­to” ou nova vida em Cristo (II Cor 5:17). Devemos ser “espirituais” e não “religiosos” e, só assim, estaremos usufruindo legítima liberdade;
* Só uma submissão total ao Senhor, como filhos de Deus, traz-nos experiência de liberdade. É importante que vivamos sob o constante Senhorio de Cristo, no sentido da experiência de Paulo, quando afirma: “Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl 2:20).

Essa atitude só será alcançada quando:

* Reconhecemos que só o Senhor pode (Lc 4:18); isso implica no exercício de nossa fé;
* Rendemos, integralmente, o nosso ser a Ele (Mt 11:28); isso implica em real e constante experiência com Cris­to;
* Submetemos ao Senhor o controle total de nossa experiência de vida, em todas as áreas pertinentes (Jo 15:5). Devemos cuidar, seriamente, para que, em nome de uma falsa “liberdade”, não ajamos como libertinos!

Completamos esta reflexão com o precioso ensino de Pedro: “Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade, como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus” (I Pe 2:16).

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PERDÃO



PERDÃO – FUNDAMENTO DA
NOSSA SALVAÇÃO:
(AT 10:43) "A este dão testemunho todos os
profetas, de que todos os que nele crêem
receberão o perdão (remissão) dos pecados
pelo seu nome."

O PERDÃO DE DEUS:
● É a expressão de sua graça.
● Mesmo que remissão.
● A palavra grega é “aphiêmi” que significa:
– Definitivamente abandonar.
– Descartar.
– Mandar embora.
– Jogar fora.

SIGNIFICA QUE:
● Deus não mais se lembra:
– (IS 43:25) "Eu, eu mesmo, sou o que apago
as tuas transgressões por amor de mim, e
dos teus pecados não me lembro."
● Temos a chance de começar de novo.
● Somos curados:
– (SL 103:3) "Ele é o que perdoa todas as tuas
iniqüidades, que sara todas as tuas
enfermidades,"

O ALVO DE DEUS:
RESTAURAR RELACIONAMENTOS.
(2 Cor.5.18-19) Mas todas as coisas provêm de
Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por
Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação;
pois que Deus estava em Cristo reconciliando
consigo o mundo, não imputando aos homens
as suas transgressões; e nos encarregou da
palavra da reconciliação.

UM PERDÃO QUE CUSTOU
CARO:
● Não é desculpar o pecado.
● Perdão sem perda nada vale.
● Custou a vida de Jesus.
● (Efésios 1:7)Em quem temos a redenção pelo
seu sangue, a remissão das ofensas, segundo
as riquezas da sua graça.

NOSSO CHAMADO:
● SEGUIR O EXEMPLO DE JESUS:
● (EF 4:32) "Antes sede uns para com os outros
benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns
aos outros, como também Deus vos perdoou
em Cristo."

É POSSÍVEL PERDOAR?
● Possível para discípulos de Jesus.
● Não possível para a carne (nosso eu) .
● Depende da vida de Jesus em nós.
● (GL 2:20) "Já estou crucificado com Cristo; e
vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim;
e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé
do Filho de Deus, o qual me amou, e se
entregou a si mesmo por mim."

1º PASSO:
RECONHECER QUE ESTOU FERIDO.

2º PASSO:
● CONCORDAR QUE AMARGURA É PECADO.
– (1JO 3:15) "Qualquer que odeia a seu irmão é
homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem
a vida eterna permanecendo nele."
– (Efésios 4.31) Toda a amargura e indignação, e
ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós,
bem como toda a malícia.

3º PASSO:
●TIRAR A TRAVE DO MEU OLHO.
●(Lucas 6.42) Ou como podes dizer a teu irmão:
Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu
olho, não vendo tu mesmo a trave que está no
teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho;
e então verás bem para tirar o argueiro que está
no olho de teu irmão.

4° PASSO:
●RESISTIR AO DIABO.
–(TG 4:7) "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e
ele fugirá de vós."
–(EF 4:27) "Não deis lugar ao diabo.”

5° PASSO:
DESARMAR-SE.

6° PASSO
ASSUMIR AS PERDAS.

7° PASSO:
● DECLARAR
PERDÃO POR FÉ.

8° PASSO:
PEDIR A CURA DAS EMOÇÕES.

9º PASSO:
VIRAR A PÁGINA.

10º PASSO:
● ORAR PELA PESSOA QUE PERDOAMOS.
● (MT 5:44) "Eu, porém, vos digo: Amai a vossos
inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei
bem aos que vos odeiam, e orai pelos que
vos maltratam e vos perseguem; para que
sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;"

11º PASSO:
● SERVIR A PESSOA QUE PERDOAMOS.
– (RM 12:20) "Portanto, se o teu inimigo tiver fome,
dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber;
porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo
sobre a sua cabeça."

OS EFEITOS DO PERDÃO:
● Liberamos a pessoa para que Deus possa
trabalhar na vida dela.
● Não significa que concordamos com o pecado.
● “...amontoarás brasas de fogo sobre a sua
cabeça.”
● Podemos seguir nossa vida normalmente.

O QUE NÃO É PERDÃO?
● PERDÃO INDEFERENTE.
● PERDÃO CONDICIONAL.
● PERDÃO PARCIAL.
● PERDÃO ADIADO.

O QUE ACONTECE QUANDO NÃO
PERDOAMOS?
● CONTINUO COM RESSENTIMENTO E
AMARGURA.

● MINHA VIDA É DIRIGIDA PELO PASSADO.

● SOFRO OS EFEITOS
NOCIVOS:
– Separações.
– Mudanças.
– Passo mal ao ver a
pessoa.
– Enfermidades físicas e
emocionais.

● SOFREMOS IMENSOS PREJUÍZOS NA
IGREJA:
– Perda de comunhão.
– Indiferença.
– Falta de vida e poder.
– Falta de alegria
– Visão negativa de tudo.
– Todo corpo sofre.
(CL 3:13) "Suportando-vos uns aos outros, e
perdoando-vos uns aos outros, se alguém
tiver queixa contra outro; assim como Cristo
vos perdoou, assim fazei vós também."

● VIRAMOS UM FOCO
CONTAGIOSO.
– (HB 12:15) "Tendo cuidado de
que ninguém se prive da graça
de Deus, e de que nenhuma
raiz de amargura, brotando,
vos perturbe, e por ela
muitos se contaminem."

●FICAMOS FALSAMENTE
ZELOSOS.
●FICAMOS CRÍTICOS.
●Eclesiastes 7.16 Não sejas
demasiadamente justo, nem
demasiadamente sábio; por
que te destruirias a ti mesmo?

● ABRIMOS A PORTA PARA SERMOS
AFLIGIDOS POR ESPÍRITOS MALIGNOS.
(MT 18:32-35) "Então o seu senhor, chamando-o
à sua presença, disse-lhe: Servo malvado,
perdoei-te toda aquela dívida, porque me
suplicaste."
"Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu
companheiro, como eu também tive misericórdia
de ti?"
"E, indignado, o seu senhor o entregou aos
atormentadores, até que pagasse tudo o que
devia."
"Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do
coração não perdoardes, cada um a seu irmão,
as suas ofensas."'

●ESTAMOS A CAMINHO DA DESTRUIÇÃO.
●(JÓ 5:2) "Porque a ira destrói o louco; e o zelo
mata o tolo.

● PASSAMOS A SER ALVOS DA MESMA
MEDIDA.
– (Mateus 7.2) Porque com o juízo com que julgais,
sereis julgados; e com a medida com que medis
vos medirão a vós.

A QUEM DEVO PERDOAR?
● FAMILIARES.
● IRMÃOS NA IGREJA.
● AUTORIDADES.
– Patrões.
– Professores.
– Governo.
– Pastores e discipuladores.
● A TI MESMO.
– (1JO 1:9) "Se confessarmos os nossos pecados,
ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e
nos purificar de toda a injustiça."

O ESTILO DE VIDA DOS
DISCÍPULOS DE JESUS:
● PERDOAR E SER PERDOADO.
– (MT 6:14) "Porque, se perdoardes aos homens as
suas ofensas, também vosso Pai celestial vos
perdoará a vós;"
– (MT 6:15) "Se, porém, não perdoardes aos
homens as suas ofensas, também vosso Pai vos
não perdoará as vossas ofensas."

PERDÃO É A EXPRESSÃO DO
AMOR:
● “Portanto, sede sábios e vigiai em
oração; tendo antes de tudo ardente
amor uns para com os outros, porque
o amor cobre uma multidão de
pecados”. (I Pedro 4:7-8)

O QUE DEVO LEMBRAR?
● TAMBÉM TENHO MUITAS FALHAS.
● DEPENDO COMPLETAMENTE DA:
– MISERICÓRDIA DE DEUS.
– MISERICÓRDIA DOS MEUS IRMÃOS E IRMÃS.

OS DOIS PATAMARES:

● PATAMAR DA
JUSTIÇA PRÓPRIA.
– EXIGE JUSTIÇA.
– EXIGE QUE TODOS
SEJAM PERFEITOS.
– SERÁ MEDIDO COM
A MESMA MEDIDA.

● PATAMAR DA
JUSTIÇA DE DEUS.
– RECEBE PERDÃO E
PERDOA.
– ANDA NO ESPÍRITO,
NÃO OUVINDO A
CARNE.

URGENTE! URGENTE! URGENTE!
● (Mateus 5.23-25)Portanto, se estiveres
apresentando a tua oferta no altar, e aí te
lembrares de que teu irmão tem alguma
coisa contra ti,
● deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai
conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois
vem apresentar a tua oferta.
● Concilia-te depressa com o teu adversário,
enquanto estás no caminho com ele...

RECONSTRUINDO A CONFIANÇA:
● O perdão (minha parte) deve ser imediato.
● A volta da confiança não é automática.
● Quando perdôo, abro o caminho para a
reconciliação.
● A volta da confiança é um processo.
● A volta da confiança também depende da outra
pessoa:
– Reconhecer sua parte do problema.
– Pedir perdão.
– Mudar atitudes.

COLOSSENSES 2: 12 A 17:
Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos
e amados, de coração compassivo, de
benignidade, humildade, mansidão,
longanimidade,
suportando-vos e perdoando-vos uns aos
outros, se alguém tiver queixa contra outro;
assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei
vós também.
E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o
vínculo da perfeição.
E a paz de Cristo, para a qual também fostes
chamados em um corpo, domine em vossos
corações; e sede agradecidos.
A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em
toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos
uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos
espirituais, louvando a Deus com gratidão em
vossos corações.
E tudo quanto fizerdes por palavras ou por
obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus,
dando por ele graças a Deus Pai

HOJE:
QUEM VOCÊ DEVE
PERDOAR?
AQUEM VOCÊ DEVE
PEDIR PERDÃO?

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

RESTAURANDO O ALTAR DA OBEDIÊNCIA



“Então, Elias disse a todo o povo: chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele;Elias  restaurou o altar do Senhor, que estava em ruínas.”
I Reis 18:30
As derrotas na vida de muitos, estão intrínsecamente relacionadas a uma atitude contrária a vontade soberana de Deus.
Quando desobedecemos a Deus, trazemos com este ato transgressor, muitos males que certamente influenciarão negativamente para não obtermos as vitórias almejadas.
A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA NA VIDA DE UM HOMEM
A obediência é imposta por Deus. “Após o SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.”  Deuteronômio 13:4
Deve proceder do próprio coração. “E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao SENHOR vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, “ Deuteronômio 11:13
Deve ser prestada voluntariamente. “Em ouvindo a minha voz, me obedecerão; os estranhos se submeterão a mim“ Salmo 18:44
Deve ser constante. “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor.” Filipenses 2:12
Não dever ter reservas. “E disse-lhes: Tudo quanto Moisés, o servo do SENHOR, vos ordenou, guardastes; e à minha voz obedecestes em tudo quanto vos ordenei.  A vossos irmãos por todo este tempo, até ao dia de hoje, não desamparastes; antes tivestes cuidado de guardar o mandamento do SENHOR vosso Deus.” Josué 22:2,3
UMA CARATERÍSTICA DOS CRENTES
Deve ser uma das características dos santos. “Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; “ I Pedro 1:14
A obediência está intimamente relacionada a fé. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6;
“Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal.” Romanos 16:19
“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.” 1 Pedro 1:2
A obediência ao evangelho é obediência a Cristo, que resulta na comunhão espiritual com Ele. “Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;” II Coríntios 10: 5
Das duas uma,  ou estamos obedecendo a Cristo ou ao pecado. Ou é morte ou é vida. “Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?”  Romanos 6:16
A obediência a Cristo é um indicativo que nosso coração está transformado, regenerado. “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.”  Ezequiel 36:26,27;
A obediência deve ser  alicerçada sobre o amor de Cristo, se não é farisaica.“Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. “I João 4:19;
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.” Mateus 23:25
A obediência é superior ao rito religioso, por mais exata e fielmente que esse rito seja observado. “ Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” I Samuel 15:22
A obediência é a precursora e a evidência da glória eterna. “Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.” Romanos 6: 22;
“Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” Apocalipse 22: 14
EXEMPLOS BÍBLICOS DE OBEDIÊNCIA
Noé. Gênesis 6:22;    Abraão. Gêneses 12:1-4; Calebe.  Número 32:12;  Ezequias. II Rs 18: 6; Elias.  I Rs 17:5;  Josias. I Rs 22:2;  Davi. Salmo 119:106;  Paulo. Atos 26: 19; Jesus. O Maior exemplo.  Hebreus 5:8,9. Cristo é o supremo exemplo de obediência. Filipenses 2:5-8
Ilustração: A obediência dos recabitas: 300 Anos sem beber vinho e morando em tendas, como seu pai tinha ordenado. É usado como referencial de obediência a Israel.
“Visto que os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, guardaram o mandamento de seu pai que ele lhes ordenou, mas este povo não me obedeceu, Por isso assim diz o SENHOR Deus dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre Judá, e sobre todos os moradores de Jerusalém, todo o mal que falei contra eles; pois lhes tenho falado, e não ouviram; e clamei a eles, e não responderam.” Jeremias 35:16,17
DESOBEDIÊNCIA MASCARADA  E DISSIMULADA
A desobediência muitas vezes não se revela confrontadora, ameaçadora, mas de maneira sutil, aparenta ser até convincente ou dissimulada. È  Chamada desobediência pós-moderna:
  • Argumentação contrária: “ Mas por quê?”  “ Eu não concordo “;  “ Não tem nada haver”.  “ Penso diferente.”
  • Argumentação sentimental: “Vcs não sabe como está minha vida; eu ando tão atribulado (a); Se eu contar minhas lutas vcs vão chorar”
  • Argumental Ocupacional: “ Eu ando tão ocupado (a ); Tenho que trabalhar,  se não quem me dará o que comer; to trabalhando muito.”
  • Argumentação Espiritual“ Vou consultar a Deus”;  “Deus me conhece.” “ Eu não preciso de autoridade humana eu vou diretamente a Deus”
  • Argumentação sofismática: “ Eu faço mas quem não faz;” “ “Uma vez só não faz mal”.
  • Argumentação Apelativa: “ Deus é misericordioso”. “ Ele conhece minhas fraquezas. Me mostre um que ainda não cometeu isso. Tem tantos aí que comete coisas piores.
  • Simplesmente não  cumprindo. Não dar satisfação; faz como se nada tivesse acontecido; quando se é pra igreja principalmente, acha que se fizer está fazendo um favor. E se for cobrado fica emburrado, e comporta-se como vítima.
  • Obediência parcial. Obedece mas só um pouco, só a metade. Ilust.: o Rei Saul.
“Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.”1 Samuel 15:22
  • Obedece com a mente,  mas não com o coração. (Desobediente protestante ): “Eu vou fazer,  mas não quero fazer”; “ Isso é uma exploração”;
  • Obediência com a boca,  mas não com o coração e nem com o corpo.Ilust.: os dois filhos quando o pai mandou fazer: Um disse sim e não foi, outra disse não, e foi. Mateus 21:28-32
O DESOBEDIENTE  NÃO RECONHECE A AUTORIDADE CONSTITUÍDA
A desobediência afronta tanto a autoridade delegada como também a que delegou. “TODA a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há,  foram ordenadas por Deus.” Romanos 13:1
A desobediência traz quebra de princípios espirituais. Efésios 6:2; Gálatas 6:7,8
O reino de Deus é composto de hierarquia.  Essa quebra de princípio espiritual traz conseqüências. Os desobedientes serão punidos.
“ Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.” Isaías 1:20

A DESOBEDIÊNCIA MATA



No Evangelho de Marcos 13.3 a 12, estando Jesus assentado no monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, e Tiago, e João, e André lhe perguntaram em particular: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá quando todas as coisas estiverem para se cumprir.  E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos engane, mas importa que o Evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações: O irmão entregará à morte o irmão, e o pai, o filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais e os farão morrer.
            Essa é uma das maiores evidências que estamos vivendo os últimos tempos, a palavra do Senhor está se cumprindo, todas essas coisas estão acontecendo, nos dias de hoje não há mais respeito no seio familiar, mas nós precisamos estar atentos a tudo isso, buscar fazer a vontade do Deus Pai, para não sermos surpreendidos no grande e terrível dia do Senhorna vinda do Mestre para arrebatar os seus escolhidos.
            Necessitamos aprender primeiramente a exercer piedade para a nossa própria família, arecompensar nossos pais, porque isto é bom e agradável diante de Deus. Mas se alguém não tem cuidado dos seuse principalmente dos da sua família, negou a fé, é pior do que o infiel (I Timóteo 5.4, 8). 
O próprio Deus, no livro dos Salmos, declara que os nossos filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas nas mãos do valente, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava. E compara a mulher como a videira ao lado da tua casa, e o filhos como plantas de oliveira a roda da tua mesa. Assim, será abençoado o homem que teme ao Senhor.
O Senhor exorta também o comportamento dos nossos filhos, quando são sábios, isto é obedientes à palavra de Deus e a seus pais, e quando se dedicam a viver a loucura do mundo, os quais o Senhor repreende dizendo: O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho louco é a tristeza de sua mãe,  o filho sábioouve a correção do pai, mas o escarnecedor não ouve a repreensão.
filho sábio alegrará a seu pai, mas o insensato despreza a sua mãe.  O filho desatinado é a tristeza para o seu pai, e amargura para quem o deu a luz.
E ao final da exortação o Senhor aconselha ao filho: Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer.

AS LOUCURAS DOS FILHOS DO SACERDOTE ELI

A palavra do Senhor relata alguns exemplos e testemunhos de filhos de alguns homens de Deus, registrados no Antigo Testamento, os quais, pela desobediência e loucura, acabaram por perecer pelas mãos fortes do Senhor, porque Deus é infinitamente misericordioso, maravilhoso, mas não tolera desobediência, e não toma o culpado por inocente, porque é um Deus de equidade e justiça.
A palavra afirma que os filhos do sacerdote Eli não conheciam a Deus, e era muito grande o pecado deles, porquanto desprezam os mandamentos do Senhor, e mesmo depois de séria advertência, ainda continuavam fazendo o que era desagradável aos olhos do Senhor, pecando e fazendo pecar o povo de Israel.
A palavra veio no livro de I Samuel 2.22 a 4.18, e relata que era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.
E disse Eli a seus filhos: Por que fazeis tais coisas? Porque ouço de todo este povo os vossos malefícios. Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; fazeis transgredir o povo do SENHOR.
Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem intercederá por ele? Mas não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar.
E, veio um homem de Deus a Eli e disse-lhe: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando os israelitas ainda no Egito, na casa de Faraó? E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para sacerdote, para oferecer sobre o meu altar.  Por que dais coices contra o sacrifício e contra a minha oferta de manjares, que ordenei na minha moradae honras a teus filhos mais do que a mim
Portanto, diz o Senhor, Deus de Israel: Na verdade, tinha dito eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desonrado. E isto te será por sinal, a sabero que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias: que ambos morrerão no mesmo dia.
Então, veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.  E disse o Senhor a Samuel: Eis aqui vou eu a fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambas as orelhas.
Naquele mesmo dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa; começá-lo-ei e acabá-lo-ei. Porque já eu lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.
Então, Samuel lhe contou todas aquelas palavras e nada lhe encobriu. E disse eleO Senhor; faça o que bem parecer aos seus olhos.
E já no campo de batalha, veio um homem a Eli e disse-lhe: Eu sou o que venho da batalha, porque eu fugi, hoje, da batalha. E disse ele: Que coisa sucedeu filho meu?    Então, respondeu o que trazia as novas e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, e houve também grande destroço entre o povo; e, além disso, também teus dois filhos, Hofni e Finéias, morreram, e a arca de Deus é tomada.
E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, da banda da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu.

A DESOBEDIÊNCIA E MORTE DOS FILHOS DE JÓ

No livro de Jó 1.1 a 21, assim diz a palavra do Senhor: Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal. E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.  E iam seus filhos e faziam banquetes em casa de cada um no seu dia; e enviavam e convidavam as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.
Sucedia, pois, que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura, pecaram meus filhos e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.
Estando ainda este falando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,
Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei, para te trazer a nova.
Então, Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e raspou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou, e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor.
Os filhos de Jó andavam na desobediência, em festas onde abundava a comida e bebida. Buscavam o prazer nas coisas desta vida, no entanto não se aproximavam e nem desejavam compromisso com o Senhor.
E, Jó pelo seu temor ao Senhor, de contínuo sacrificava a Deus nas madrugadas, pelos pecados de cada um dos seus filhos. Mas Jó, sabia também que, Deus não tem o culpado por inocente, e por essa razão temia o que poderia acontecer com os seus filhos, pelas mãos do Senhor. E quando conheceu tudo havia-se consumado, ele disse:
Por que o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu.

EXORTAÇÃO DO SENHOR À FAMÍLIA CRISTÃ

Na carta de Paulo aos Efésios 6.1 a 4, a palavra exorta sobre a convivência familiar, à obediência dos filhos e o respeito dos pais, vejamos: Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra, E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.  E não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.
O Senhor admoesta que, se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos.  Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?
O Senhor ainda nos aconselha dizendo: Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, quando envelhecer, não se desviará dele.
Amados, esse caminho tem nome, esse caminho é Jesus, porque Ele mesmo declarou: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, e ninguém vem ao Pai, se não por mim.  Porque, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.