Sejam Bem Vindos...


Este Blog foi criado para compartilhar a palavra de Deus...
Se você está passando por momentos dificeis saiba:
Você está Em Obras!
Deus não te abandonou... Ele está trabalhando em teu favor...
Somente confie e descanse no Senhor...
Que Deus te abençoe em cada palavra e renove tuas forças para sempre estar firme nas promessas que Ele nos fez...


Translate

quarta-feira, 4 de julho de 2012

COMPAIXÃO PELOS CAÍDOS



“No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.  Havia muitas lâmpadas no cenáculo onde estávamos reunidos.  Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto.  Descendo, porém, Paulo inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a vida nele está.  Subindo de novo, partiu o pão, e comeu, e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. E, assim, partiu.  Então, conduziram vivo o rapaz e sentiram-se grandemente confortados.” Atos 20:7-12
O apóstolo Paulo estava no cenáculo, lugar separado para o culto de despedida, na cidade de Filipos, em Macedônia, em sua terceira viaje missionária. A igreja estava lotada, ficava no terceiro andar de um prédio que fora escolhido para o culto. Era um momento  esperado pois o apóstolo passaria as últimas recomendações para aquela amada igreja.
Acompanhando Paulo, discípulos de diversas regiões se faziam representar:  Timóteo, Sótrapo, Aristarco e Secundo, de Tessalônica, Gaio, de Derbe, Tíquico e Trófimo, da Ásia. Estava também o médico e discípulo Lucas, o historiador que narra essa bela passagem. Foi um encontro marcante, cheio de muitas emoções, despedidas, choros, abraços fraternais, consolos e muitas recomendações pastorais.
O cenáculo ficou empinhado de ouvintes, alguns curiosos, outros muito atentos, gente sentada, em pé, encostadas nas paredes, mal dava para se mexer. A fumaça provinda das lâmpadas dava aquele ar de densidade, de trevas e escuridade na parte superior do local.
Paulo pregava com  voz mansa de mestre, ensinando aos novos cristãos as doutrinas de Cristo e a permanecerem firmes com Deus em sua trajetória de vida. Ensinava que os que queriam viver em Cristo Jesus passariam por muitos sofrimentos, mas que era necessário perseverança para completar a carreira cristã. O discurso se prolongou e já era próximo à meia-noite quando houve um barulho de uma queda. Gritos histéricos ecoaram: “ Alguém caiu!!! Meu Deus!!! Acode o homem!!!” “Outro gritou: ele morreu!!!”
UM JOVEM CHAMADO ÊUTICO
Êutico significa literalmente: “afortunado”, este jovem crente estava no culto de despedida de Paulo. Ele  gostava de sempre  sentar-se nos fundos, bem atrás. Nesse dia, havia sentado  na janela para participar do culto, achou um lugar bem inadequado para  escutar a Palavra: na janela do terceiro andar. A primeira observação que vemos aqui é que Êutico, era jovem. Faz parte da índole de muitos jovens, conviver com o perigo, e não se importarem muito com o que pode  acontecer de mal com a  vida, relativizam os perigos e muitas vezes terminam  em apuros.
Conta-se que uma grande empresa de caminhões fez um teste para contratar motoristas. Chamou o primeiro candidato que tinha  25 anos de idade e perguntou: “Se você fosse passar perto de um abismo, com quantos metros conseguiria passar do abismo sem tombar o caminhão?” O moço prontamente respondeu: “com dois metros de distância.” O entrevistador disse: “muito bem, aguarde o resultado do teste”. Chamou o segundo candidato, um senhor de mais de trinta anos de profissão e já bastante amadurecido em idade e fez a mesma pergunta, no que ele respondeu, depois de pensar um pouco: -“passaria o mais longe possível do abismo.” O entrevistador respondeu: “você está contratado”. O mais jovem foi dispensado.
Muitos crentes  estão assim, brincando com o perigo, ficando em lugares perigosos, e dormindo profundamente enquanto se está pregando palavras preciosas que poderiam salvar sua vida. A sonolência tem tomado de contas de muitos em nossas igrejas. “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.” Efésios 5:14
A Bíblia diz que Êutico foi: “vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto.” Ou seja, ele foi dominado por uma força superior: “o sono,” “ e caiu” O sono mata, têm matado muitos, e vai matar aqueles que se deixam dominar por ele. “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.  Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.  Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;  mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências. “ Romanos 13:11-14
A Bíblia também fala que ele caiu do terceiro andar. Podemos aplicar isso a graus de vida e de conhecimento cristão. Não importa o lugar, a posição em que você se encontra, ou o tempo de crente que você tenha, temos que estar alerta, o perigo é constante.
A janela é lugar de distração e os olhares externos desviam da palavra pregada. Quem está assentado na janela da vida, pode até receber uma boa brisa de fora, mas se não vigiar pode cair e morrer. Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.” Lucas 21:36
Quando a Bíblia nos diz que a palavra estava sendo pregada até por volta de meia-noite,  “…exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.” lembramos de outro texto de Mateus 25:1-10 que diz que dez virgens adormeceram por volta de meia- noite, e ouvindo a convocação do noivo, Jesus, que veio chamar sua igreja. Só cinco estavam preparadas devidamente. A porta se fechou e cinco delas não puderam entrar onde Jesus estava, pois não cumpriram as exigências que Cristo pede: Óleo da unção, vida consagrada no altar do Altíssimo.
O primeiro passo importante que se deve fazer é  afastar-se de lugares que oferecem perigo, e ficar atentos nas palavras proféticas que continuam sendo ministradas; e não dormir como muitos infelizmente estão fazendo.  “Infiéis, {Infiéis; no original, adúlteras, isto é, os que são desleais para com Deus} não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4
UM HOMEM CHAMADO PAULO
O que fazer quando um irmão cai? O que fazer quando o irmão vencido pelo sono do pecado despencar de sua posição na vida cristã e morrer?
É muito fácil criticar ou colocar a responsabilidade em outros, eximindo-se daquilo que podemos fazer. É muito mais fácil julgar: “ Quem mandou sentar na janela?” “ “Mas olha onde ele foi sentar?” “Só quem quer cair é que fica sentado ali”. “ Jovem é assim mesmo, não sabe o perigo”. “ Mas como ele pode ter dormido, no sermão do apóstolo Paulo?”. “ Meu Deus e meu Pai, só o sangue!” “ Bem feito ele merecia”. “ “Também ele só queria ficar lá nos fundos da igreja.”
Paulo, talvez o mais afetado por essa negligência e desatenção de Êutico, nos ensina que a compaixão e a misericórdia pelos caídos, devem ser a principal força a mover os nossos corações.
Importantes lições de compaixão aprendemos com Paulo:
1º) Os caídos têm primazia no socorro. (Ele pára a pregação e vai à busca do caído). “Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores {ao arrependimento}.” Mateus 9:12,13
2º) Pessoas são mais importantes que seus atos. (Paulo, não julga o jovem em sua distração, muito mais importante do que o pecado ou erro, é salvar o pecador da morte.) “Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” Lucas 15:7
3º) Para buscar os caídos temos que descer de onde estamos. “Descendo, porém, Paulo…” (Paulo, desceu do terceiro andar, onde estava.) Não importa que posição temos, ou nível de espiritualidade que estamos, ou cargo que exercemos, temos que descer para ir ao encontro dos caídos.
4º) Inclinar-se e abraçar os caídos, “Paulo inclinou-se sobre ele e, abraçando-o”,(abraçar e inclinar-se demonstra uma participação mais efetiva para uma boa recuperação e também evidencia atitudes concretas de amor e  misericórdia).
5º) Profetizar vida aos mortos. “Não vos perturbeis, que a vida nele está.”(Paulo, não era fatalista, era homem de fé, e profetizou vida a Êutico.) Quantas pessoas caídas precisam de palavras de vida, para acordarem de seu sono de morte? “Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.  Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso. Ezequiel 37: 9,10
6º) Depois do milagre da ressurreição (Êutico) vem o partir do pão, a ceia do SenhorSubindo de novo, partiu o pão, e comeu, e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. E, assim, partiu”.
Nada pode impedir que a Palavra seja pregada, nada pode impedir a comunhão dos santos, mas o maior milagre a fazer é primeiramente  é promover ressurreição aos caídos, para que  também possam participar da ceia do Senhor junto com a igreja.
7º) A alegria do milagre da vida e da salvação. “Então, conduziram vivo o rapaz e sentiram-se grandemente confortados.”
A genuína alegria brota na igreja, quando os pecadores são resgatados, quando a vida ressurge da morte, quando as trevas são dissipadas, quando a sonolência de alguns é eliminada, quando o milagre da ressurreição se torna comum em nosso meio.
A o amor às almas perdidas, aos que foram paralisados pelos embates da vida, ao que ficou sem força de levantar-se após a derrota em batalhas é fundamental para que muitos que se deixaram o congregar e perderam o primeiro amor retornem ao templo e participem novamente do banquete que é oferecido aos  filhos de Deus, na casa do Pai.
Paulo nos ensina que a compaixão e a misericórdia ao próximo se exercem na prática do cotidiano, mesmo que para isso precisem parar nossos afazerem para prestar socorro àqueles que precisam.

Nenhum comentário: