Sejam Bem Vindos...


Este Blog foi criado para compartilhar a palavra de Deus...
Se você está passando por momentos dificeis saiba:
Você está Em Obras!
Deus não te abandonou... Ele está trabalhando em teu favor...
Somente confie e descanse no Senhor...
Que Deus te abençoe em cada palavra e renove tuas forças para sempre estar firme nas promessas que Ele nos fez...


Translate

sexta-feira, 13 de julho de 2012

As 7 VIRTUDES de Ana X Os 7 INIMIGOS de sua Alma



“Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.” I Samuel 1:9-11

Ana, mãe do profeta Samuel, é uma mulher apaixonante, que teve sua vida  marcada por experiências profundas no relacionamento com seu Deus.
Vivendo em uma geração onde a esterilidade era sinal de maldição, carregava em seu  corpo e em sua alma a ferida do preconceito e da rejeição da sociedade, bem como as provocações de sua rival, Penina, que a perseguia dia e noite com palavras duras que  turbavam-lhe a alma em sofrimento e dor.
Ana sendo uma mulher doce, amável, religiosa, suporta muitas pressões dentro e fora do lar. Mas os maiores inimigos estavam dentro de seu coração, e a fazia definhar aos poucos.
É na alma (mente) que se estabelecem os maiores conflitos. As derrotas e vitórias estão dentro de cada um de nós. No caso de Ana, os inimigos interiores estavam matando seus sonhos, paralisando seus projetos, e impedindo que as bênçãos de Deus fossem concretizadas em sua vida e as promessas cumpridas.
Não há força nessa terra que consiga paralisar alguém que suplanta as dificuldades e vence os inimigos traiçoeiros, através de uma fé inabalável, da perseverança e da determinação que vem de Deus.
Seu lado humano e suas fragilidades são percebidos nos primeiros dois capítulos de I Samuel, assim como suas muitas virtudes como a dependência de Deus, a confiança, a fé, a firmeza… produzindo aprendizados que servem de exemplo, não só para as mulheres  dessa terra, mas, sobretudo, para todos nós que enfrentamos muitos inimigos, principalmente os da alma.
A vitória na vida de Ana se estabelece quando ela decide não desistir, não morrer e não ser mais uma coitadinha ferida pelo destino. Ela busca a sua bênção no templo, suplantando todas as provocações. É na oração, na presença de Deus, insistindo, demorando-se quando todos tinham ido embora, que ela recebe a palavra profética da vitória.
Quando Ana sai do templo o seu rosto não era mais triste, pois, entendera que Deus tinha ouvido a sua oração e o seu clamor. “Ao que disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher se foi o seu caminho, e comeu, e já não era triste o seu semblante.” I Samuel 1:18

Os sete inimigos na vida de Ana.
1. Esterilidade. “Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse deixado estéril.” Vs 5
2. Humilhação. “E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha deixado estéril.” Vs 6
3. Tristeza. “Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?”  Vs 8
4. Amargura de alma. “Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.” Vs 10
5. Atribulada de espírito. “Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.” Vs 15
6. Ansiedade. “Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial;  porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora.” Vs 16a
7.   Aflição. “Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial;  porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora.” Vs 16b

As  Sete virtudes de Ana.
1. Sinceridade e transparência. Ana não escondeu a sua dor e seu sofrimento. Seus olhos e o semblante caídos demonstravam o estado de sua alma. Não escondeu de seu marido e quando questionada pelo sacerdote Eli, confessou a angústia de sua alma. “E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.” I Samuel 1:14-15
2. Mulher de fé inabalável. Quando tudo dizia não, quando o seu ventre dizia não, não pode gerar filhos, quando os médicos diziam não há possibilidade; quando os ventos sopravam contrários, ela, todavia, acreditava e esperava na resposta de seu Deus.
3. Perseverança no templo e na oração. ” Demorando-se ela a orar perante e Senhor, Eli observou a sua boca;” I Samuel 1:12
4. Abnegação e doação. O coração de Ana era desprovido de todo egoísmo. O filho que ela tanto desejava, devolveu ao Senhor, cumprindo a aliança que fizera através de oração.
5. Mulher de adoração e de louvor. A adoração de Ana é teocêntrica (Deus como centro do universo), é carregada de verdades profundas sobre o domínio, soberania, poder de Deus sobre os homens, a obra da criação, e, sobretudo a punição aos inimigos Dele. O louvor de Ana demonstra uma intimidade com Deus muito intensa. I Samuel 2:1-10
6. Mãe exemplar e amorosa. Amamentou Samuel, dando-lhe amor e carinho, sabendo que o levaria para ser criado no templo, em total dependência de Deus. Samuel nasceu do seu ventre, foi amado por ela ao extremo, mas pertencia a Deus, e para Ele viveria. “Do Senhor o pedi” (Samuel), ao Senhor a devolverei.
Nossos filhos pertencem a Deus, e é Ele que sabe melhor protegê-los, e livrá-los dos males desta terra.
7. Influenciadora de gerações. Ana influencia gerações de homens e mulheres tementes a Deus: o rei Davi recita no Salmo 113 parte do louvor de Ana. Maria, mãe de Jesus, declama o magnífica em Lucas 1:46-55 como parte do louvor e adoração que aprendeu com Ana, no exemplo de mulher dedicada a Deus.
São muitos os frutos na vida de Ana por sua fé, dedicação, abnegação, perseverança, mãe exemplar, uma mulher que suplantou e venceu inimigos terríveis e covardes que agem dentro da alma:
- Samuel se tornou o primeiro profeta, de caráter preditivo, trazendo uma geração de bênção sobre a face da terra.
- Como Samuel foi gerado através da oração de Ana, criado no templo, ele é reputado por Deus como um dos maiores intercessores que a terra já teve.  Jeremias 15:1; I Samuel 12:23
- Ana teve outros cincos filhos povoando a terra de adoradores, filhos dessa mulher maravilhosa. II Samuel 2:20,21
Que a vida e as vitórias de Ana sirvam de inspiração a tantas mulheres e homens que vivem atormentados pelos inimigos que são mandados do inferno para afligir as almas, que tem sobre si promessas de Deus, que precisam ser cumpridas.

38 comentários:

DéiaC disse...

Amados, conheci Ana através do livro do Pe. Marcelo Rossi: Kairós. Ao começar a lê-lo e quando chegou no capítulo dedicado à Ana, na hora fui tocada, comecei a chorar, me deu arrepios e meu coração encheu-se de alegria. O que Ana passou estou passando, porém não por não poder gerar um filho, mas por não conseguir um namorado (marido) uma vez que já não estou tão "nova" mais. Pelo que pude entender, Ana passou por três períodos (estágios): os anos das tristezas, ano da mudança e os anos da alegria. Depois da leitura sai da mesmice (anos de tristeza) e estou no período da mudança: passei a chorar no ombro certo e espero em breve passar para o último estágio: anos da alegria. Inspirada nas provações de Ana, mãe do profeta Samuel e na força Divina, darei meu testemunho de vitória em Cristo. Bjs Andreia

Unknown disse...

creio DéiaC que o mesmo Deus que atendeu ana ,eu e muitas outras mulheres vai atender vc tbm se tu continuar crendo recebereis eu tinha 1% de chance de engravidar para os médicos mas para JESUS 100% estou de 5 meses para gloria de DEUS,admiro muito sua atitude!nao desista amada DEUS é um DEUS de milagre! abçs

Unknown disse...

ESSA PARTE DA BÍBLIA MECHE MUITO COM MEU CORAÇÃO ... POIS PRA MEDICINA APÓS EU TER TIDO 4 ABORTO ESPONTÂNEO EU NÃO PODERIA SER MÃE ...E TINHAM PENINAS QUE RIAM DEBOCHAVAM DE MIM, CLAMEI AOS PÉS DO SENHOR ... MEU FILHO VAI COMPLETAR 18 ANOS DIA 22 DE OUTUBRO PRÓXIMO E DEPOIS DELE TIVE MAIS 2... HJ SOU MISSIONÁRIA PREGADORA DA PALAVRA DE DEUS E AGORA QUINTA FEIRA PRÓXIMA ESTAREI PREGANDO SOBRE ANA PRA HONRA E GLÓRIA DE JESUS CRISTO....
PARABÉNS SEU BLOG É EDIFICANTE
QUE DEUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO

Unknown disse...

Amém, hoje irei pregar em minha igreja e estou baseando meu sermão nessa reflexão, que Deus seja louvado.

Pyertro disse...

Amém palavra abençoada ,meu nome Cristiano Silva hoje presbítero da assembléia de Deus .Deus e poderoso eu fui curado de câncer ,6 tumores malignos e depois mas 4 no intestino grosso fiz quimioterapia e fiz um voto com o senhor Jesus Cristo ,se ele me curasse eu ia pregar a sua palavra ,e pra honrra e glória ,hoje sou um projeto e um plano perfeito nas mãos de Deus.

Unknown disse...

estaremos orando por você minha irmã querendo que o Deus Diana é o mesmo que vai fazer abrir a sua Creia tão somente Andréia que Deus é fiel na tua vida estaremos orando por você

Helena disse...

A paz...
por favor qual era a idade de Ana quando ela teve Samuel?

Elaine Ribeiro disse...

Amém irmã andei um pouco afastada por causa das minhas filhas e do trabalho mas agora estou voltando Deus abençoe você e toda sua família

Elaine Ribeiro disse...

Olá irmã, a Paz!
A bíblia não relata a idade de Ana quando concebeu já pesquisei até, mas creio que Ana não era mais tão jovem... vou perguntar ao grupo de estudos dainha igreja, se descobrir algo te falo! Deus abençoe vc é toda sua família...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Que a história real de Ana venha impactar a nossa geração da importância da oração, perseverança, humildade,gratidão para com Deus,pois para ELE nada é IMPOSSÍVEL. Amém!










Unknown disse...

Que a história real de Ana venha impactar a nossa geração da importância da oração, perseverança, humildade,gratidão para com Deus,pois para ELE nada é IMPOSSÍVEL. Amém!










Unknown disse...

Que a história real de Ana venha impactar a nossa geração da importância da oração, perseverança, humildade,gratidão para com Deus,pois para ELE nada é IMPOSSÍVEL. Amém!










Unknown disse...

Que a história real de Ana venha impactar a nossa geração da importância da oração, perseverança, humildade,gratidão para com Deus,pois para ELE nada é IMPOSSÍVEL. Amém!










Unknown disse...

Eita glória bela ação de perseverança ana e um exemplo de mulher diferecia

Unknown disse...

Eita glória bela ação de perseverança ana e um exemplo de mulher diferecia

Unknown disse...

Eu também estou vivendo a história de Ana, os médicos disseram que eu não posso gerar filhos, me separei , mais foi aí que conheci Jesus que mudou a minha história , ele restituiu o meu casamento, e hoje sou Dirigente da comissão , estou fazendo a sua obra e sei que no Tempo certo minha Esther vai chegar!! Ainda tem gente que me chama dr louca por eu já saber o sexo, mais o Deus que promete ele cumpri!!!! Graça e paz!!

Unknown disse...

Deus e fiel...assim como ele fez na vida de Ana.Assim fará em nossas vidas
Em nome de Jesus!!

Unknown disse...

Deus e Deus!!

Unknown disse...

Olá amadas! Pelo pouco que sei, Ana demorou 24 anos para receber do Senhor Samuel.

Unknown disse...

Glória a Deus! Que estudo maravilhoso! Estou a espera do meu "João Gabriel" que já está consagrado ao Senhor antes mesmo de ser gerado. Sei que no tempo certo do Senhor minha benção chegará (tentante há 01 ano e 03 meses/casada há 02 anos e 04 meses/exames todos normais). Já comprei alguns itens do enxoval e estranharam por eu ainda não estar grávida e já saber o sexo do meu primeiro filho, sendo que até o nome Deus já me deu. Ele é fiel e não tarda em cumprir promessas! Deus não está demorando, Ele está caprichando!

Unknown disse...

Oii Daniela Monteiro, também vou pregar sobre Ana. Será que você pode me esclarecer algumas coisas?

Unknown disse...

Eu história muito da história de Ana, e devido às circunstâncias, eu ainda continuo aguardando a promessa do Senhor, ele sabe o tempo de tudo .

Unknown disse...

Eu creio no Deus que faz milagres.

Unknown disse...

Eu nao podia ser mae e hje tenho um casal de filhos e uma neta ke e minha vida

Unknown disse...

Eu assim como Ana, também tenho passado por grandes provas,a minha luta não é fácil, tenho enfrentado um problema com um dos meus filhos, fui agraciada por Deus com quatro filhos lindos porém um deles se envolveu com drogas e sido muito difícil para mim ver ele nesse estágio, mais eu creio num Deus vivo que pode todas as coisas e em nome de Jesus eu vou vencer esta batalha, assim como Ana foi vitoriosa com a suas lutas também vencerei eu creio na libertação do meu filho desse vício maldito.

Elaine Ribeiro disse...

Amém!

Elaine Ribeiro disse...

Amém, irmã! As pessoas não entedem, fé não se explica, se vive! E você viverá os milagres! Deus abençoe muito vocês!

Elaine Ribeiro disse...

Aleluias, Deus abençoe cada dia mais!

Elaine Ribeiro disse...

Minha irmã, fique firme! Meu irmão fui usuário durante 8 anos e depois de tantas lutas meu irmão foi liberto! Então ore e não desista, Deus é fiel!

Unknown disse...

Amem

Unknown disse...

Eu sofri muito.com meu marido que bebê e joga qdo eu falo ele se levanta contra mim eu sofro com isso tem muito tempo assim agora que ta aposentando tá pior mente vazia oficina do inimigo

Unknown disse...

desculpa saiu errado eu sofro desde qdo me casei ele bebia e hoje tá pior orem por tenho 28 anos de casada com ele meu primeiro namorado

Unknown disse...

Elaine Ribeiro paz seja contigo volte mesmo,o Pai te espera de braços abertos.
Espero que esteja bem na presença do Rei Jesus.

Unknown disse...

A história de Ana mim acompanha desde quando entrei pro evangelho e cada dia que leio um pouco sobre Ana sou tocada mulher muito forte que n desistiu das promessas de vitórias eu creio que viu ter as minhas orações ouvidas por Deus.

Unknown disse...

Esse livro de Ana TBM mexe muito CMG pq faz 5anos q sou casada estou a 3anos tentando engravidar e não consigo Aí chega a Peninha (Tristeza Desânimo,Falta de Esperança, De sacreditad)no meu ouvido.Mas em nome de Jesus eu vou vencer e vou engravidar ainda esse ano se Jesus quiser terei 1menino DAVI 1menina RAQUEL..Sou Cristã.me chamo Elisandra se alguém pode me ajudar intercessao por mim agradeço Deus abençoe.amem

Unknown disse...

A biblia diz que tudo é possível para aquele que crê e que a fé ela é a certeza das coisas que nós esperamos ela é a convicção de fatos que não se vêem

Unknown disse...

Amem