Sejam Bem Vindos...


Este Blog foi criado para compartilhar a palavra de Deus...
Se você está passando por momentos dificeis saiba:
Você está Em Obras!
Deus não te abandonou... Ele está trabalhando em teu favor...
Somente confie e descanse no Senhor...
Que Deus te abençoe em cada palavra e renove tuas forças para sempre estar firme nas promessas que Ele nos fez...


Translate

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O Pecado Oculto


O Pecado Oculto”

I Cron. 20.1
Aconteceu que, no decurso de um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, Joabe levou o exército, e destruiu a terra dos filhos de Amom, e veio, e cercou a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém; e Joabe feriu a Rabá, e a destruiu.
INTRODUÇÃO:

Os capítulos 17,18,19 relatam vitórias na vida e no reinado de Davi. Relatam o cumprimento das promessas de Deus, é uma aliança com Davi.
O cap. 17 fala dessa aliança. Uma proposta de Davi (v. 1,2) e uma resposta de Deus: (v. 3,7-15). Essa aliança de Deus é registrada em Mt. 5,6 mostrando que Davi faz parte da genealogia de Jesus.

Cap. 17. 1,2 “SUCEDEU, pois, que, morando Davi já em sua casa, disse ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedro, mas a arca da aliança do Senhor está debaixo de cortinas.
Então Natã disse a Davi: Tudo quanto tens no teu coração faze, porque Deus é contigo.”

V. 3, 7-15 “Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra de Deus veio a Natã, dizendo:
...Agora, pois, assim dirás a meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo Israel. E estive contigo por toda a parte, por onde foste, e de diante de ti exterminei todos os teus inimigos, e te fiz um nome como o nome dos grandes que estão na terra, E ordenarei um lugar para o meu povo Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e nunca mais seja removido de uma para outra parte; e nunca mais os filhos da perversidade o debilitarão como dantes, E desde os dias em que ordenei juízes sobre o meu povo Israel. Assim abaterei a todos os teus inimigos; também te faço saber que o Senhor te edificará uma casa. E há de ser que, quando forem cumpridos os teus dias, para ires a teus pais, suscitarei a tua descendência depois de ti, um dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino. Este me edificará casa; e eu confirmarei o seu trono para sempre. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e a minha benignidade não retirarei dele, como a tirei daquele, que foi antes de ti. Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será firme para sempre. Conforme todas estas palavras, e conforme toda esta visão, assim falou Natã a Davi.”


Segundo o Pr. e prof. Luiz Sayão, Davi estava com o reino que pediu a Deus.
As vezes estamos nos sentindo assim: estamos tendo a vida que pedimos a Deus.
O cap. 20.1, texto desta meditação, relata parte da vida de Davi, como revelando que as coisas que para traz ficaram devem permanecer no passado.
. Não registra a ocorrência de um momento difícil na relação de Davi com Deus, que provocou a indignação de Deus. Não traz a memória, a pecaminosa decisão de Davi, registrada em 2 Sam. 11. 2-5

E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa. E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.”

O Pecado Oculto”

I – No coração de Davi

. Estavam no lugar que não deveria estar
v. 1 Davi ficou em Jerusalém
. Um tempo oportuno
v. 1 “...na primavera do ano seguinte...” Estação do Amor

Cantares registra esse tempo:
... as vinhas estão em flor e espalham sua fragância”

. Uma atitude soberba
. Domínio sobre as pessoas
Julgou que ficaria oculto no seu coração.
. Pensou que Deus, por tê-lo como a menina dos seus olhos (Salmo 17.8), não se importaria com seu pecado.

Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas,”

O Pr. Cláudio França dos Santos afirma que o pecado descobre o pecador.
Mesmo que ele esteja escondido dentro do coração.
. Não importa como o pecado tenha sido praticado, ele será exposto. Será revelado.
Davi não pensava assim. Tinha sido grandissimamente abençoado por Deus e, por isso se achava imune ao juízo de Deus.
A fonte de satisfação do homem está em sua escala de valores.
O diabo introjeta isso no coração e na mente do homem: os desejos, a mentira, o homicídio, a glória própria, e a cobiça vão dominando os vários sentidos do homem e os subjugando.
. Audição
. Olfato
. Paladar
. Tato
. Visão
Paulo em Rom. 5.12, afirma que a conseqüência do pecado é a morte.

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”



. Morte do relacionamento com Deus
. Morte do relacionamento familiar
. Morte dos ideais
. Morte dos sonhos
. Morte do vigor espiritual
. Há diversas formas da prática do pecado:
1 – O de Caim foi praticado em segredo. Gn. 4.8
E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.”

2 – O pecado dos irmãos de José não ficou encoberto, embora decorrido longo tempo (Gn. 42. 21,22). “Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava; nós porém não ouvimos, por isso vem sobre nós esta angústia. E Rúben respondeu-lhes, dizendo: Não vô-lo dizia eu: Não pequeis contra o menino; mas não ouvistes; e vedes aqui, o seu sangue também é requerido.”
3 – O pecado de Acã ocultou bem o seu pecado. (Josué 7.1-26)

1- E TRANSGREDIRAM os filhos de Israel no anátema; porque Acã filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel.
2- Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven do lado do oriente de Betel, falou-lhes dizendo: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram aAi.
3- E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são.
4- Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai.
5- E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e feriram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água. 6- Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças.
7- E disse Josué: Ah! Senhor Deus! Por que, com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus para nos fazerem perecer? Antes nos tivéssemos contentado em ficar além do Jordão!
8- Ah, Senhor! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos!
9- Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome?
10- Então disse o Senhor a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?
11- Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram.
12- Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós.
13- Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós.
14- Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o Senhor tomar se chegará, segundo as famílias; e a família que o Senhor tomar se chegará por casas; e a casa que o Senhor tomar se chegará homem por homem.
15- E será que aquele que for tomado com o anátema será queimado a fogo, ele e tudo quanto tiver; porquanto transgrediu a aliança do Senhor, e fez uma loucura em Israel. 16- Então Josué se levantou de madrugada, e fez chegar a Israel, segundo as suas tribos; e a tribo de Judá foi tomada;
17- E, fazendo chegar a tribo de Judá, tomou a família dos zeraítas; e fazendo chegar a família dos zeraítas homem por homem, foi tomado Zabdi;
18- E, fazendo chegar a sua casa, homem por homem, foi tomado Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá.
19- Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes.
20- E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e fiz assim e assim.
21- Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.
22- Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido na sua tenda, e a prata por baixo.
23- Tomaram, pois, aquelas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel; e as puseram perante o Senhor.
24- Então Josué, e todo o Israel com ele, tomaram a Acã filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto ele tinha; e levaram-nos ao vale de Acor.
25- E disse Josué: Por que nos perturbaste? O Senhor te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los.
26- E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, até o dia de hoje; assim o Senhor se apartou do ardor da sua ira; pelo que aquele lugar se chama o vale de Acor, até ao dia de hoje.

O pecado de Davi começou com a cobiça dos olhos.
A respeito desse tipo de cobiça Jesus faz uma advertência: Mt. 5. 27-30

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.”

Tiago afirma que podemos ser arrastados pelo pecado. Tg. 1.14
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.”

Um autor afirma que ele se soltou do alto do tobogã e não teve como parar no meio do escorregador. Foi lançado num atoleiro.
Tirou-me de um poço de destruição, de um lamaçal;...” (Salmo 40. 2a).

O Pecado Oculto”

II – Tem conseqüências Imprevisíveis. V 5

  1. A notícia de uma gravidez
. A convicção de que era seu filho V. 4


O Pecado Oculto”

III – Concebe Soluções Desesperadoras

  1. ... Manda-me Urias...”
. Uma ordem para Joabe
. A notícia de que o pecado seria revelado
. Provocou pânico em Davi
. Concede uma licença especial para o marido de Bate-Seba, a fim de que ele possa manter relações com ela e, assim, ser considerado o pai da criança.
. Dissimula uma conversa. II Sam. 11.7-9
Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra. Depois disse Davi a Urias: Desce à tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo lhe foi mandado um presente da mesa do rei. Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor; e não desceu à sua casa.
. Incentiva Urias ir para casa, recebe até um presente do rei. V 8
. Urias não aceita
. Demonstra firmeza de conduta
. Era a conduta de não tocar em mulher durante as campanhas militares
  1. Uma atitude que reflete a amplitude do Pecado Oculto. II Sam. 11.14-17

E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias. Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra. Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes. E, saindo os homens da cidade, e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.

. Afundou sua vida num lamaçal “...um charco de lodo...” Salmo 40.2


O Pecado Oculto”

IV – Deve Ser Destruído

. O pecado começa no coração e na mente. Mat. 15.19,20 a

Pois do coração procedem maus pensamentos assassínio, adultério, prostituição, furto, falso testemunho, blasfêmia...são estas coisas que contaminam o mau.”

. O coração e a mente precisam ser purificados.
Um Só Caminho
. Apresentá-lo a Deus
. Arrependimento, que significa reconhecimento
. Esse reconhecimento pode ser de várias maneiras

. A de Davi: Deus envia o profeta Natã. II Sam. 11.26,27; 12.1-5,7-9
Ouvindo, pois, a mulher de Urias que seu marido era morto, lamentou a seu senhor. E, passado o luto, enviou Davi, e a recolheu em sua casa, e lhe foi por mulher, e deu-lhe à luz um filho. Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor.”

E O SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele. Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.

Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul; E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas. Porque, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.”

. A revelação da sua conduta pecaminosa provoca seu reconhecimento II Sam. 12.13.Coloca o verbo pecar na 1ª pessoa do singular

Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.”

. O leva a escrever a história do seu pecado

1º) O período do Pecado Oculto. Salmo 32. 3-4
Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.”
  1. Ausência da alegria, da felicidade
  2. Provoca dor, enfermidades
  3. Salmo 38.1-6

Ó SENHOR, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Porque as tuas flechas se cravaram em mim, e a tua mão sobre mim desceu. Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado. Pois já as minhas iniqüidades sobrepassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças. As minhas chagas cheiram mal e estão corruptas, por causa da minha loucura. Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia.”


2º) O tempo da Confissão

. Recorre às misericórdias de Deus. Salmo 51.10

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.”

. Reconhece que Deus é justo. Salmo 51.4

Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.”

. Reconhece que necessita da alegria da vida com Deus para continuar a falar de Deus. Salmo 51.12-14

Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.”

. Sem confissão, não produzimos frutos espirituais.
. Reconhece que sua mente e seu coração precisam ser entregues ao Senhor! Salmo 51.17

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”

O Pecado Oculto”

V – Quando Confessado, Restaura a Comunhão com Deus. Salmo 32.5

Confessei-te meu pecado e não encobri minha culpa. Eu disse: confessarei as minhas transgressões ao Senhor; e tu perdoaste a culpa do meu pecado.”

. O caráter é renovado
. Davi recuperou a Glória perdida I Cron. 29.27,28

E foram os dias que reinou sobre Israel, quarenta anos; em Hebrom reinou sete anos, e em Jerusalém reinou trinta e três. E morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar.”

“O tempo que reinou sobre Israel foi de quarenta anos. Reinou sete anos em Hebrom e trinta e três em Jerusalém. Ele morreu em boa velhice, com vida longa, riquezas e honra; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar...”



CONCLUSÃO:


  • . Algumas lições que podemos extrair sobre o Pecado Oculto

  • Começa no coração e na mente. Devemos ouvir o Salmista.
  • Salmo 119.11

  • Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”

  • Provoca tragédias em várias direções:

  • . Na vida pessoal
  • . Na vida familiar
  • . Na vida social
  • . Na vida espiritualProduz descontrole emocional e mental
  • . A loucura de Davi o levou a planejar e executar, o adultério, e o assassinato
  • Pode e deve ser confessado.
    I João 1.9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”
  • Reconhecido e confessado, nos coloca novamente em comunhão com Deus.

No Amor e na Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo
Pr. João Roberto Raymundo


Fonte: Igreja Batista em Novo Cruzeiro

Nenhum comentário: