Sejam Bem Vindos...


Este Blog foi criado para compartilhar a palavra de Deus...
Se você está passando por momentos dificeis saiba:
Você está Em Obras!
Deus não te abandonou... Ele está trabalhando em teu favor...
Somente confie e descanse no Senhor...
Que Deus te abençoe em cada palavra e renove tuas forças para sempre estar firme nas promessas que Ele nos fez...


Translate

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

1 Timóteo 3:8-16 "Como Proceder na Casa de Deus"

Acerca dos diáconos (3:8-13). Depois de falar das qualidades necessárias para um homem ser bispo (3:1-7), o apóstolo Paulo também fala das qualificações para os diáconos. "Diácono" traduz a palavra grega "diakonos", que descreve um servo em relação a seu trabalho. Embora todos os cristãos devem servir a Deus (Romanos 6:22-23) e uns aos outros (Marcos 10:42-45), o diácono é um servo com um trabalho definido para fazer na igreja (veja Atos 6:1-5 como exemplo deste tipo de serviço). O diácono, assim como o bispo, deve ser alguém aprovado por Deus (3:8). Estas qualidades são necessárias para ser diácono na igreja do Senhor:
"respeitável" (3:8): o diácono vai servir, e assim deve ser alguém cujo caráter como servo de Deus é notável pelo seu comportamento sério e pela confiança que os outros têm nele.
"de uma só palavra" (3:8): o diácono deve ser convicto e honesto, e não alguém que muda sua opinião e sua palavra de acordo com a situação no que trabalha (compare Efésios 4:11-16). 
"não inclinados a muito vinho" (3:8): o diácono precisa tomar decisões no seu serviço, e quem bebe logo perde a capacidade para reto juízo (veja Provérbios 31:4-5; Isaías 28:7).
"não cobiçosos de sórdida ganância" (3:8): o trabalho do diácono talvez o coloque em contato com o dinheiro da igreja, e ele deve ser alguém que não cairia na tentação da riqueza.
"conservando o mistério da fé com a consciência limpa"(3:9): Paulo refere ao evangelho como "o mistério da fé" (veja Efésios 3:3-5. 1:9-10). O diácono deve ser alguém que tem a consciência limpa com respeito ao evangelho, ou seja, um servo fiel de acordo com a palavra de Cristo (veja 1 Coríntios 4:1-2). 
"primeiramente experimentados" (3:10): o diácono deve ser aprovado antes de assumir a função, não depois.
provados em casa (3:11-12): quem vai servir na igreja ("a casa de Deus" – veja 3:5, 15) deve ser alguém que já provou seu serviço na sua própria casa. Um homem ("marido" é só homem) deve ser escolhido como diácono somente se ele é fiel à esposa e se a esposa e os filhos são fiéis a ele. Ser marido e pai é um serviço adequado para provar o caráter do homem de Deus (veja Efésios 5:22-6:4).
O bom serviço do diácono resulta em ainda mais confiança e respeito dos outros e no crescimento espiritual do diácono (3:13).Na casa de Deus (3:14-16). A igreja, sendo a casa de Deus, deve apoiar e promover a verdade do Pai, muito como o caráter do lar manifesta o caráter do diácono. A casa de Deus nunca deve ter o foco em si mesma, mas no evangelho, o qual ensina a encarnação, justificação, pregação, e glorifcação de Cristo (3:16; veja 1 Coríntios 15:1-4). 
Perguntas para mais estudo:

É possível ser um "servo" sem ser um diácono? (3:8-13; Marcos 10:42-45)

É possível ser um diácono solteiro? Ser diácono sem filhos?(3:11-12)

Qual deve ser o foco da igreja? (3:14-16)

Nenhum comentário: