Sejam Bem Vindos...


Este Blog foi criado para compartilhar a palavra de Deus...
Se você está passando por momentos dificeis saiba:
Você está Em Obras!
Deus não te abandonou... Ele está trabalhando em teu favor...
Somente confie e descanse no Senhor...
Que Deus te abençoe em cada palavra e renove tuas forças para sempre estar firme nas promessas que Ele nos fez...


Translate

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

“SUPERANDO SUAS TRISTEZAS”





Sl 42.1 a 11.“A tristeza me consome a vista, o vigor e o apetite” – Sl 31.9

“Eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo” – Ap 3.10.


 Introdução:

- Você está triste?
- O que você está focando em sua mente no momento?
- Seja sincero o que você tem ganhado com isso?
“Até quando terei inquietações e tristeza no coração dia após dia?”- Sl 13.2

“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” – Sl 42.11.

- Essa declaração, que aparece tanto no Salmo 42 como no 43, descreve com clareza a condição de muitos – uma condição conhecida como depressão espiritual.

- Essa situação é mais do que tristeza.

- A Bíblia aborda este tema com freqüência, e como parece ser um problema que afetou muitas pessoas do povo de Deus, e ainda afeta os cristãos de hoje, vale a pena refletirmos sobre isso hoje.

- A depressão é mais comum do que pensamos, tanto que a Bíblia não deixa o assunto passar em branco.
- Quando a tristeza chegar, você precisa...

1. FOCAR SUA VIDA EM DEUS: V. 1
“Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.”

- Focar em pessoas,
- Focar nos problemas,
- Focar em si mesmo,
- Focar no passado,
Isso não resolve, simplesmente aumenta a tristeza!

Disse Davi, num momento destes: “As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram. Então clamei pelo nome do SENHOR: Livra-me, SENHOR! O SENHOR é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo. O SENHOR protege os simples; quando eu já estava sem forças, ele me salvou.” - Sl 116.3 a 6.
2. SUPRIR SUA SEDE ATRAVÉS DA ADORAÇÃO: V. 2
“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?”
- Você foi feito para adorar? Sua alma, sua vida precisa disto.

- Se você está triste é porque você está seco!
"Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas". – Ap 4.11.

- Você nasceu para adorar a Deus, foi feito para isto, você nunca será uma pessoa feliz, se de fato não estiver realizando este propósito em sua vida.
- Todavia, lembre-se somente a Deus:

Disse então o Rei Nabucodonosor da Babilônia:
 "Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos! Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei, preferindo abrir mão de sua vida a prestar culto e adorar a outro deus que não fosse o seu próprio Deus.” – Dn 3.28.

- Você continuará triste se viver adorando a si mesmo ou a deuses feitos pelas mãos dos homens.
3. ENTENDER QUE ESSA É A MELHOR HORA PARA RENOVAR SUA FÉ: V. 3
“Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: "Onde está o seu Deus?"
- Jesus falou deste tipo de pessoas quando contou a parábola do semeador: Disse Jesus:
“Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.” – Lc 8.13.

- Você é daqueles que só confiam em Deus na hora da paz, da festa, da alegria, da vitória, do nascimento, na hora em que tudo está dando certo?

- O segredo é manter o coração aberto para Deus, mesmo em dias ruins:

- A Palavra nos alerta: “
não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo da provação no deserto.” – Hb 3.8
- Nunca feche o seu coração para Deus e para as pessoas, Deus promete:
“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.”
 – Tg 1.12.
4. JAMAIS FICAR REMOENDO SEU PASSADO: V. 4
“Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava.”

- Ah, se eu tivesse... Ah se eu não tivesse....Mas não fez... É fato.
- Todos os fatos contribuíram de alguma forma positiva para formar sua vida, inclusive seus erros!
- E se o passado foi melhor... Não diga: "Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?" Pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta.” Ec 7.10.
- Com Jesus por melhor que tenha sido seu passado, o melhor está por vir!!!
5. COLOCAR SUA ESPERANÇA EM DEUS: V. 5
“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”
- Com Deus você nunca pode perder.

- Deus nunca te abandonará, nem te deixará, muito menos te decepcionará.
Seja sincero; sua esperança de dias melhor está onde?
• Na quitação da casa própria?
• Na sonhada aposentadoria?
• No dinheirinho do processo que vai sair?
• No seu casamento?
- Se não estiver em Deus, sua esperança vai falhar!
Está Escrito: Jr 14.22 – “Somente tu o podes, SENHOR, nosso Deus! Portanto, a nossa esperança está em ti, pois tu fazes todas essas coisas.”
- Se você está em Deus...
“Por isso há esperança para o seu futuro", declara o SENHOR.” Jr 31.17
- Veja esta Palavra: Rm 5.1 a 3:
1. Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

2. por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

3. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;
- Somente com Deus você pode aliar ESPERANÇA e TRIBULAÇÃO e mesmo assim não terminar afundando em tristeza.
6. DESENVOLVER UM RELACIONAMENTO DE AMIZADE COM DEUS: Vs. 6 e 8
“A minha alma está profundamente triste..”.
v. 8: Conceda-me o SENHOR o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida.”
- Sua alma está triste. Ore, fale para Deus, receba o seu amor, que vai passar.
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”
 – Fp 4.6 e 7.
7. CONFIAR QUE TODA TRISTEZA É PASSAGEIRA: V. 11
“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”
- Por quê?
- Não foi o mundo que lhe criou, não foram as pessoas que te formaram. Não será para elas que você irá prestar conta da sua vida.
- Se você não mudar, as pessoas que lhe feririam, vão continuar ferindo você.
 Conclusão:
Estes 7 passos são fundamentais, na vida é uma questão de sobrevivência física e espiritual!
Faça um compromisso hoje de...
 Buscar a Deus intensamente,

 Sentir mais necessidade Dele em sua vida,

 Jamais desistir,

 Não viver do seu passado (por melhor ou pior que ele foi),

 Dar a volta por cima e se encher de esperança,

 Mantenha um relacionamento efetivo de amor com Deus. Mais oração em sua vida e menos religião,

 Entender que sua tristeza é transitória!

- Não desista! Não se deixe vencer pela tristeza!
- Existem momentos que Deus vai chorar com você, mas sabe mesmo o que ele deseja?
- Deus quer sorrir com você!

“O SENHOR, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você; com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria".
Sf 3.17.

Nenhum comentário: