Sejam Bem Vindos...


Este Blog foi criado para compartilhar a palavra de Deus...
Se você está passando por momentos dificeis saiba:
Você está Em Obras!
Deus não te abandonou... Ele está trabalhando em teu favor...
Somente confie e descanse no Senhor...
Que Deus te abençoe em cada palavra e renove tuas forças para sempre estar firme nas promessas que Ele nos fez...


Translate

sábado, 14 de agosto de 2010

Sede Santos!

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”João 17: 17.
           

A Palavra que Santifica
Este versículo é esclarecedor sobre o tema Santificação.
É uma das mais ilustres orações de Jesus em favor de seus discípulos, e fica claro a extensão do amor e cuidado de Deus para com os homens que crêem em seu Filho.
Jesus, num primeiro momento levanta os olhos aos céus e declara: “Pai é chegada a hora” Jo 17. 1. Com estas palavras Cristo estava dando por encerrado o seu ministério como Filho do homem para ser declarado Filho de Deus em poder, pela ressurreição dentre os mortos! Rm 1: 4.
A glória de Deus é proveniente de suas obras, e não parte da boca ou de atos humanos. Os homens entoam cânticos em reconhecimento do que Ele fez e faz, porém, a glória de Deus se manifesta naquilo que Ele mesmo realiza.
Os cânticos que se rende a Deus constitui somente reconhecimento das obras por Ele realizadas “Os céus manifestam a glória de Deus; o firmamento proclama a obra de suas mãos” Sl 19. 1.
O salmo 19 é um exemplo claro desta verdade. Ele se constitui um cântico, onde o salmista reconhece a glória de Deus através do firmamento, porém, o verdadeiro louvor à glória de Deus decorre daquilo que Ele criou. 
Não é o entoar cânticos ('louvor' dos lábios) que constitui, ou que dá forma à glória de Deus, antes são as suas obras que revelam a dimensão da Sua glória. Os céus, obras das mãos de Deus, é uma das manifestações de Sua glória, e louvamos (entoamos cânticos) a Ele por reconhecemos isto.
Dentro deste diapasão é que devemos compreender a declaração de Jesus: "Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, pois o Pai procura os tais que assim o adorem" Jo 4: 23. Se alguém quer realmente adorar a Deus, é necessário aceitar a Cristo, para renascer em espírito e em verdade. Esta nova criação é que se constitui em louvor à glória de Deus.
Neste capítulo Jesus orou ao Pai da seguinte maneira: “Pai, é chegada a hora.Glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti” Jo 17: 1. O primeiro ‘glorifica’ refere-se à posição que Cristo abdicou antes de vir ao mundo. Ele não poderia, por si mesmo, lançar mão da glória decorrente da posição anterior a sua vinda ao mundo, antes deveria aguardar pela 'coroação' do Pai Jo 17. 5.
O segundo ‘glorifica’ refere-se à conclusão da obra magnífica de Cristo: a obra que o Pai O comissionou a cumprir. Concluída a obra de redenção da humanidade e após ser restabelecido à sua posição inicial, o Pai é glorificado através do Filho Jo 17. 4. O versículo um é resumo do que se segue nos quatro versículos seguintes.
Jesus continua a oração em prol dos discípulos e nela descreve alguns aspectos de seu ministério:
a) manifestar o nome de Deus aos homens (v. 6);
b) dar a conhecer aos homens que tudo que pertence ao Pai, também pertence ao Filho (v. 10);
c) o nome que pertence a Deus é dado a Cristo "...guarda-os em teu nome, o nome que me deste..." (v. 11); Ele demonstrou nesta oração que, embora sejam distintos quanto pessoas, o Pai e o Filho são um em essência (v. 11- 12);
d) em Cristo os cristãos são guardados “guarda-os em teu nome, o nome que me deste” (v. 11), para que sejam 
perfeitos em unidade com o Pai e o Filho. O cristão é prefeito por causa do vínculo que tem com Cristo. A união com Cristo não está atrelada a essência da divindade em poder e glória (em Cristo o homem não torna-se deuses), e sim, com o sermos participantes da natureza de Cristo (semelhantes a Cristo);
e) 
somos santificados por Deus: Cristo orou: “Santifica-os na verdade”. O crente é santificado através da verdade, e não através de seus próprios esforços! A verdade é a palavra de Deus, e todos os que crêem na palavra de Deus são santificado.

O único homem que pôde santificar-se a si mesmo foi Cristo “Por eles me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade” Jo 17. 19.
O 'santificar a mim mesmo' de Cristo está vinculado em Ele cumprir a vontade de Deus “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor” Jo 15. 10; “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra” Jo 4. 34.
Só Jesus pôde cumprir a vontade do Pai, ou santificar-se a si mesmo, pois ele é nascido de Deus, o verdadeiro homem espiritual. Jesus como servo procurou cumprir a vontade de Deus com um único objetivo: que fossemos santificados na verdade! Ou que fossemos santificados através da palavra de Deus.
Como ser santificados através da palavra de Deus?  A resposta encontra-se na carta de Pedro: "Tendo purificado as vossas almas na obediência à verdade..." I Pe 1: 22, ou seja, a Santificação decorre da Regeneração, que é por meio da semente incorruptível, a palavra de Deus.
Somente os de novo nascido da semente incorruptível são Santificados. A palavra de Deus é poder para fazer, todos os que crêem, filhos Seus. São nascidos do Espírito, e portanto espirituais.
Através da Regeneração em Cristo o homem é criado em verdadeira justiça e santidade, pois a sua palavra é poder e/ou semente incorruptível. A Palavra de Deus é a verdade, e por ela o homem é Santificado, pela fé em Cristo, o Verbo encarnado At 26: 18.

Nenhum comentário: