Sejam Bem Vindos...


Este Blog foi criado para compartilhar a palavra de Deus...
Se você está passando por momentos dificeis saiba:
Você está Em Obras!
Deus não te abandonou... Ele está trabalhando em teu favor...
Somente confie e descanse no Senhor...
Que Deus te abençoe em cada palavra e renove tuas forças para sempre estar firme nas promessas que Ele nos fez...


Translate

domingo, 18 de julho de 2010

“SUPERANDO SUAS TRISTEZAS” Sl 42.1 a 11.

“A tristeza me consome a vista, o vigor e o apetite” – Sl 31.9
“Eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo”  
Ap 3.10.


Introdução:

- Você está triste?
- O que você está focando em sua mente no momento?
- Seja sincero o que você tem ganhado com isso?
“Até quando terei inquietações e tristeza no coração dia após dia?”- Sl 13.2

“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” – Sl 42.11.

- Essa declaração, que aparece tanto no Salmo 42 como no 43, descreve com clareza a condição de muitos – uma condição conhecida como depressão espiritual.
Essa situação é mais do que tristeza.

- A Bíblia aborda este tema com freqüência, e como parece ser um problema que afetou muitas pessoas do povo de Deus, e ainda afeta os cristãos de hoje, vale a pena refletirmos sobre isso hoje.

- A depressão é mais comum do que pensamos, tanto que a Bíblia não deixa o assunto passar em branco.
- Quando a tristeza chegar, você precisa...
1. FOCAR SUA VIDA EM DEUS: V. 1
Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.”
-
 Focar em pessoas,
- Focar nos problemas,
- Focar em si mesmo,
- Focar no passado,

Isso não resolve, simplesmente aumenta a tristeza!
Disse Davi, num momento destes:“As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram. Então clamei pelo nome do SENHOR: Livra-me, SENHOR! O SENHOR é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo. O SENHOR protege os simples; quando eu já estava sem forças, ele me salvou.” - Sl 116.3 a 6.
2. SUPRIR SUA SEDE ATRAVÉS DA ADORAÇÃO: V. 2
“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?”
- Você foi feito para adorar? Sua alma, sua vida precisa disto.

- Se você está triste é porque você está seco!
"Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas". – Ap 4.11.

- Você nasceu para adorar a Deus, foi feito para isto, você nunca será uma pessoa feliz, se de fato não estiver realizando este propósito em sua vida.
Todavia, lembre-se somente a Deus:
Disse então o Rei Nabucodonosor da Babilônia: "Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos! Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei, preferindo abrir mão de sua vida a prestar culto e adorar a outro deus que não fosse o seu próprio Deus.” – Dn 3.28.
Você continuará triste se viver adorando a si mesmo ou a deuses feitos pelas mãos dos homens.
3. ENTENDER QUE ESSA É A MELHOR HORA PARA RENOVAR SUA FÉ: V. 3
“Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: "Onde está o seu Deus?"
Jesus falou deste tipo de pessoas quando contou a parábola do semeador: Disse Jesus:“Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.” – Lc 8.13.

- Você é daqueles que só confiam em Deus na hora da paz, da festa, da alegria, da vitória, do nascimento, na hora em que tudo está dando certo?

- O segredo é manter o coração aberto para Deus, mesmo em dias ruins:

- A Palavra nos alerta: 
“não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo da provação no deserto.” – Hb 3.8

- Nunca feche o seu coração para Deus e para as pessoas, Deus promete:
“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.” – Tg 1.12.
4. JAMAIS FICAR REMOENDO SEU PASSADO: V. 4
“Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava.”

- Ah, se eu tivesse... Ah se eu não tivesse....Mas não fez... É fato.

- Todos os fatos contribuíram de alguma forma positiva para formar sua vida, inclusive seus erros!

E se o passado foi melhor... Não diga: "Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?" Pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta.” Ec 7.10.

- Com Jesus por melhor que tenha sido seu passado, o melhor está por vir!!!
5. COLOCAR SUA ESPERANÇA EM DEUS: V. 5
“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”
- Com Deus você nunca pode perder.

- Deus nunca te abandonará, nem te deixará, muito menos te decepcionará.
Seja sincero; sua esperança de dias melhor está onde?
• Na quitação da casa própria?
• Na sonhada aposentadoria?
• No dinheirinho do processo que vai sair?
• No seu casamento?

- Se não estiver em Deus, sua esperança vai falhar!

Está Escrito: Jr 14.22 – 
“Somente tu o podes, SENHOR, nosso Deus! Portanto, a nossa esperança está em ti, pois tu fazes todas essas coisas.”
Se você está em Deus...
“Por isso há esperança para o seu futuro", declara o SENHOR.” Jr 31.17
Veja esta Palavra: Rm 5.1 a 3:
1. Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

2. por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

3. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;
Somente com Deus você pode aliar ESPERANÇA e TRIBULAÇÃO e mesmo assim não terminar afundando em tristeza
.
6. DESENVOLVER UM RELACIONAMENTO DE AMIZADE COM DEUS: Vs. 6 e 8
“A minha alma está profundamente triste..”.
v. 8: 
Conceda-me o SENHOR o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida.”
- Sua alma está triste. Ore, fale para Deus, receba o seu amor, que vai passar.
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” – Fp 4.6 e 7.
7. CONFIAR QUE TODA TRISTEZA É PASSAGEIRA: V. 11
“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”
Por quê?

Não foi o mundo que lhe criou, não foram as pessoas que te formaram. Não será para elas que você irá prestar conta da sua vida.

Se você não mudar, as pessoas que lhe feririam, vão continuar ferindo você.
Conclusão:
Estes 7 passos são fundamentais, na vida é uma questão de sobrevivência física e espiritual!
Faça um compromisso hoje de...
-Buscar a Deus intensamente,

-Sentir mais necessidade Dele em sua vida,

-Jamais desistir,

-Não viver do seu passado (por melhor ou pior que ele foi),

-Dar a volta por cima e se encher de esperança,

-Mantenha um relacionamento efetivo de amor com Deus. Mais oração em sua vida e menos religião,

-Entender que sua tristeza é transitória!
Não desista! Não se deixe vencer pela tristeza!

Existem momentos que Deus vai chorar com você, mas sabe mesmo o que ele deseja?
- Deus quer sorrir com você!
“O SENHOR, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você; com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria".Sf 3.17.

Nenhum comentário: