Sejam Bem Vindos...


Este Blog foi criado para compartilhar a palavra de Deus...
Se você está passando por momentos dificeis saiba:
Você está Em Obras!
Deus não te abandonou... Ele está trabalhando em teu favor...
Somente confie e descanse no Senhor...
Que Deus te abençoe em cada palavra e renove tuas forças para sempre estar firme nas promessas que Ele nos fez...


Translate

terça-feira, 27 de julho de 2010

O TEMPO - VENCENDO A TIRANIA DA URGÊNCIA

Como está sua vida cristã?
“VENCENDO A TIRANIA DA URGÊNCIA”

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus”. - Ef. 5: 15-16.
“É estarrecedor constatar que muitas vezes levamos nossos
planos individuais tão a sério que nunca desejamos saber se Deus tem Outra coisa para fazermos.”-
 Calvin Muller.
Introdução:
-
Uma das primeiras invenções da humanidade foi o relógio, os antigos controlados pelo sol, pela água, por ampulhetas, por molas, nos últimos tempos a quartzo, e agora na era digital.

O relógio é uma máquina controladora, foi inventado para administramos o tempo, mais por vezes nos tornarmos escravos dele, e ficamos nervosos.- A verdade é que a areia de nossa vida, escorre mais rápido que pensamos, escorre de forma: Rápida, firme e precisa.

- Por isto sua vida precisa estar nas mãos de Deus, segundo após segundo. Só assim você estará seguro de estar fazendo as escolhas certas, as tomando as decisões que não vai se arrepender depois.

- De todas as dádivas que Deus nos dá diariamente, certamente a mais preciosa é o tempo.

- Por isto todos precisam perguntar para Deus:
“O que o Senhor quer que eu faça da minha vida? O que o Senhor tem para mim hoje?”
- O relógio da vida não está em suas mãos, está nas mãos de Cristo!
- Jesus quando estava aqui na terra, ele tinha perfeitamente a noção do seu tempo, e talvez fosse por isto que seus momentos sempre eram tão especiais. Jesus nunca gastou tempo com o que não fosse ESSENCIAL.

- Certa ocasião de sua vida Ele disse: 
“A minha hora não chegou” - Jo. 2:4.

- Depois ele mesmo disse: “Está chegando a hora...” Jo. 5: 25

E depois disse: 
“Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue... – Mt. 26:45.
E ainda ele criticou os fariseus porque não sabiam interpretar os sinais dos tempos:
“Vocês sabem interpretar o aspecto do céu, mas não sabem interpretar os sinais dos tempos!”.
- Este é um sério problema ainda nos dias de hoje, sabemos olhando para o céu se é manhã, tarde ou noite, mas não estamos sabendo fazer uma leitura do tempo que vivemos para realmente investirmos no que é essencial para o Reino de Deus. Tem muito crente ainda gastando tempo consigo mesmo, suas vontades, desejos, tradições, e aspectos culturais.

Paulo também tinha noção do tempo, ele sabia que estava chegando ao fim. – 2Tm 4.6.
O QUE FAZER PARA VENCER A TIRANIA DA URGÊNCIA
1) SANTIFIQUE OS SEUS DIAS
- A questão central aqui não é viver simplesmente uma vida longa aqui na terra...(farelo de aveia, regime vegetariano e exercícios físicos regulares cuidam bem disto até para o pior ímpio).
- A questão é como vamos viver nossos dias aqui na terra, sejam longos ou Curtos, como fazer deste tempo uma oferta de ouro ao Senhor!

Se você não tem este propósito de vida, um chinês definiu bem a sua biografia de vida aqui na terra = PRESSA, PREOCUPAÇÃO e ENTERRRO.
- Meu e seu desafio como cristão é:
Sair da superficialidade e mergulhar nas profundezas de Deus e realmente fazer algo que mude nossas vidas e das pessoas que estão a nossa volta!
Não temos nenhuma possibilidade de agradar a Deus quando chegamos apressados a sua presença, jogamos diante dele um cântico e saímos correndo da igreja de volta a nossa vida atropelada. Deus não se agrada de uma exaustão santificada.
= Uma vez que aprendemos isto, ficamos libertos. Sim libertos! Do nosso vício da pressa.

= Uma vez alguém disse que estava cantando na igreja e o cântico dizia: 
“Exalto-te” e ele cantou por engano “Exausto-te”
Você não precisa ter medo do silêncio!
Deus também fala e ouve em meio ao silêncio.

2) IDENTIFIQUE SEUS FUSOS HORÁRIOS:
- Como você sabe, existe dois conceitos no NT para tempo:

Chronos (Daí derivam as palavras cronologia, cronômetro e assim marcam as horas, dias, anos, séculos, passado, presente e futuro). É a idéia humana de tempo.

A Palavra grega Kairórefere-se ao tempo indivisível, ao tempo não-sequencial, pura existência, é o ser. É o tempo segundo Deus!

Todos nós passamos a vida servindo ao chronos. Mas para entrarmos nas profundezas de Deus você precisa identificar o kairós de Deus.
- O Kairós nunca olha para o passado como o castigante chronos que vive lamentando por não termos feito mais.
Em Mc. 12: 26 está escrito: 
“Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”.
- Nosso Deus excede a tempo! Ele é simplesmente TEMPO PRESENTE.

Você identificou em que tempo está?Entenda que sua vida, seu tempo pertencem a Deus:

- Deus nos diz em Tg. 4: 13-16 – 
“Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo". Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.”
Podemos planejar no chronos humano, mas precisamos viver no kairós de Deus!
Ilustração

- Na mitologia grega, o chronos era um deus baixinho, de pernas pequenas e grossas, ele tinha cachinhos de cabelos na testa e era careca a trás, dizia-se que era necessário agarra-lo pela frente pelos cabelos, porque se você o deixasse passar nunca mais, por que era pequeno e liso por trás. Assim é o tempo!

-
 O chronos é como uma cano cheio de água, você pode dividir e vai ter água nos três.
- O Kairós é como o oceano, imenso, uma gota de chronos não faz diferença.

- Um ano do chronos, não faz nenhuma diferença no oceano da eternidade de Deus. Qual o tempo que realmente está marcando sua vida?
3) TROQUE OS FUSOS HORÁRIOS DE SUA VIDA
Mudar de chronos para kairós é descobrir que a oração, a meditação, a fé, são as ferramentas para abrir a porta do futuro.Todos os relógios devem estar sincronizados a hora da sala do trono de Deus.

Ninguém que deseja agradar a Deus e experimenta-lo vai ver isto acontecer, se seu coração não estiver batendo no compasso das batidas do coração de Deus.
- Em Mt. 26: 40-41 Diz que Jesus estava no tempo de Deus, mas os discípulos não estavam, estavam dormindo na hora errada:

“Você nunca vai ouvi-lo se o seu relógio não estiver sincronizado com o Dele.Depois, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. "Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?", perguntou ele a Pedro”.

Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca."
- Não se limite as 86.400 segundos do seu dia. Não se limite as suas 8.760 horas por ano, entre na presença de Deus sem hora marcada e mergulhe em sua profundeza.
4) ADMINISTRE OS SEUS DIAS COM SABEDORIA

- Como você de fato encontra a liberdade da tirania da urgência?
Entendendo que....
Você não é dono do seu dia. Tg. 4: 14.
“Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa”.
- Você precisa ser fiel na administração dos recursos que Deus lhe dá. I Co. 4: 2; Ef. 4: 8-12)
“O que se requer destes encarregados é que sejam fiéis”.
- O propósito de sua mordomia é glorificar a Deus (I Co. 6: 19-20).“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?”.
Você é mordomo de sua gloriosa individualidade (I Tm. 6:20; Mt. 25:21).“Guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as idéias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento”;

“Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!”

Conclusão:
“Todo uso do tempo sem levar Deus em conta. É perda de tempo!”
- Cuidado com as restrições impostas pelos relógios!

- Cuidado com as demandas dos prazos, cronogramas, fórmulas, programas, para tudo isto que é MEIO, não te tirar do kairós de Deus que é FIM.
- Ser um discípulo significa transcender ao relógio dos homens.
- Entregue-se a Deus pelo prazer de sua companhia e não pelo horário que você deu para ele estar em sua presença!
"Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” - I Co. 2: 9

Nenhum comentário: