Sejam Bem Vindos...


Este Blog foi criado para compartilhar a palavra de Deus...
Se você está passando por momentos dificeis saiba:
Você está Em Obras!
Deus não te abandonou... Ele está trabalhando em teu favor...
Somente confie e descanse no Senhor...
Que Deus te abençoe em cada palavra e renove tuas forças para sempre estar firme nas promessas que Ele nos fez...


Translate

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O PERFIL DE UM CONQUISTADOR DAS PROMESSAS

TEXTO: Josué 1.1-9


“Depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, disse o SENHOR a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés: 
2 “Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. 
3 Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. 
4 Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste. 
5 Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.
6 “Seja forte (Esforça-te) e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. 
7 Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. 
8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. 
9 Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
INTRODUÇÃO:


- As palavras acima foram ditas pelo Deus de Israel a Josué quando este acabara de assumir a liderança do Povo de Deus, estando eles às portas de iniciar a conquista dos territórios que estavam além do rio Jordão.
- Todos nós fomos chamados para assumirmos a liderança do que queremos conquistar. Nestas palavras o Senhor está garantindo que no que depender dEle, a conquista está garantida.
- Neste momento da vida de Josué, Deus o chama a parte e trata com ele em algumas áreas de sua vida que precisavam ser curadas, para poder exercer sua liderança com eficácia.
- Deus sempre irá nos chamar a atenção para algumas coisas que ainda estão fora de prumo, antes de nos entregar a conquista completa.

1. O CONQUISTADOR DAS PROMESSAS, PRECISA SE ESFORÇAR.
-V6 “Seja forte (Esforça-te) e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.
- Você certamente já ouvir falar da “lei do mínimo esforço”
. As pessoas tendem a procurar a forma mais fácil e menos desconfortável para atingir seus objetivos.
- O comodismo é uma epidemia da geração atual. Por que é que atualmente a quantidade de pessoas acima do peso normal é tão grande? Porque a sociedade incentiva as pessoas a se livrarem do esforço físico e a não abrirem mão dos prazeres. Até mesmo do esforço mental as pessoas fogem.
- Porém, a ordem do Deus de Israel a Josué foi muito enfática: Esforça-te (Js 1.6; 7 e 9).
- A Bíblia ensina que o próprio Deus trabalha e não dorme no serviço. Entenda que a preguiça não vem de Deus (Pv 6:6 “Observe a formiga, preguiçoso,reflita nos caminhos dela e seja sábio”);
- (Pv10:26 Como o vinagre para os dentes e a fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o enviam”) ;
- (Pv 12:27 “O preguiçoso não aproveita a sua caça, mas o diligente dá valor a seus bens”);
- (Pv 15:19 “O caminho do preguiçoso é cheio de espinhos, mas o caminho do justo é uma estrada plana”);
- (Pv 20:4 “O preguiçoso não ara a terra na estação própria; mas na época da colheita procura, e não acha nada”);
- (Pv19:15 “A preguiça leva ao sono profundo, e o preguiçoso passa fome”).- Há crentes que se esforçam somente para encontrar desculpas para não se envolver com a Obra do Senhor. Porém 2010 não será um ano desculpas, mas de conquista de promessas.


2. O CONQUISTADOR DAS PROMESSAS PRECISA TER BOM ÂNIMO.
- Além do esforço, o Senhor recomendou a Josué ter bom ânimo, o mesmo que alegria e disposição corajosa (Js 1.6; 7 e 9).
- Para conservar-se cheio de bom ânimo é preciso vigiar. São diversas as artimanhas do inimigo das nossas almas que visam ferir nossa alma, roubando e minando nosso ânimo.
- Também as circunstâncias da vida podem nos intimidar, despertar o medo em nossos corações.
- O bom ânimo pode ser descrito como uma atitude corajosa. Para conservar a coragem em seu coração é preciso estar sempre lembrado do respaldo que o próprio Deus dá aos servos que andam em obediência diante dEle.
- Um Conquistador das Promessas precisa resistir a todo medo (Não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares. Js 1.9).
- Rejeite o medo em sua vida. O Espírito de Deus nos dá coragem, e não medo (II Tm 1:7 Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”).


3. O CONQUISTADOR DAS PROMESSAS, NÃO PODE PERDER A VISÃO.
- Vs 3-5 “Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. 4 Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste. 5 Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.
- O Senhor foi categórico em cobrar de Josué a fidelidade ao chamado e obediência aos princípios estabelecidos por Ele e registrados por Moisés.
- A promessa feita a Moisés seria cumprida em sua vida e através de sua liderança.
- Josué não poderia perder a visão do foco principal e nem criar versões diferentes para os planos revelados pelo Senhor.
- Sua função seria obedecer sem se desviar. Imagine se Josué, de repente sentisse desejo de conquistar o Líbano e não mais a Terra Prometida. Ele simplesmente invalidaria a promessa da conquista.
- Você precisa fixar seu foco na Conquista das Promessas que o Senhor apontou. Cuidado para não se distrair. O inimigo tenta de muitas maneiras roubar a nossa atenção, para nos fazer desviar dos propósitos do Senhor.

4 - O CONQUISTADOR DAS PROMESSAS, PRECISA SER CORAJOSO.
-V9 “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
Ousadia e determinação devem ser marcas registradas na vida do conquistador. Os covardes não entram no reino de Deus e nem conquistam promessas.
Deus não usa covardes para cumprir Seu propósito na terra (Ap 21:8 “Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”).


5 - O CONQUISTADOR DAS PROMESSAS, PRECISA DISCIPLINAR SUA VIDA PELAS LEIS DE DEUS.
- (VS) 7,8 “Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que ande.
8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido”.
- Nesta altura da vida de Josué, ele ainda estava regendo sua vida pelas suas próprias leis. Suas idéias; seus valores etc. Então Deus o chamou para uma mudança de regência. Ele agora precisava disciplinar a sua vida pelas leis do Senhor para poder obter sucesso.
 - 
Muitos cristãos estão regendo a sua própria vida e por isso não estão conseguindo alcançar as promessas. É por isso que tudo tem dado errado para muita gente.
- Nós precisamos aprender a deixar Deus reger a nossa vida. Precisamos aprender a estabelecer as nossas conquistas e prática de vida, sobre os princípios de Deus.
- Temos que ter disciplina em nossa maneira de vive (II Tm 2:5 “Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras”);
- (I Co 9: 25-26 “Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento (Disciplina/Regras) rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. 26 Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar”).


CONCLUSÃO:
1- Ore com ousadia e determinação.
2- Seja fiel ao seu chamado.
3- Seja uma pessoa motivada como o Cachorro e inteligente como o Gato.
4- Seja esforçado; mantenha o bom ânimo e a visão no cumprimento da promessa do Senhor.
5- Discipline a sua vida pela palavra de Deus.

Nenhum comentário: